Utentes do Centro de Saúde de Borba encaminhados para Évora e Vila Viçosa

23 de Outubro 2020

Os utentes do Centro de Saúde de Borba estão sexta-feira a ser encaminhados para unidades de saúde em Évora e Vila Viçosa, confirmou a diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central (ACES).

Em declarações à agência Lusa, Maria do Céu Canhão especificou que os utentes que necessitem de “cuidados de enfermagem podem deslocar-se ao Centro de Saúde de Vila Viçosa” e que as “situações mais agudas” terão de ser atendidas no Hospital do Espírito Santo de Évora”.

“A partir de amanhã [sábado], reabre o Serviço de Urgência Básica (SUB) e a Área Dedicada às Doenças Respiratórias (ADR) de Estremoz, pelo que podem recorrer também a essas unidades. Os casos de enfermagem também podem continuar a recorrer ao centro de Vila Viçosa”, adiantou a responsável.

O Centro de Saúde de Borba, no distrito de Évora, está encerrado desde quinta-feira, depois de se confirmar que “um assistente técnico da Unidade de Saúde Familiar (USF)” daquela unidade está infetado com o novo coronavírus que provoca a Covid-19.

“Todos os outros profissionais da USF e da UCC [Unidade de Cuidados na Comunidade] estiveram em contacto com esse profissional e por determinação da autoridade de saúde o centro foi encerrado”, explicou Maria do Céu Canhão.

Neste momento, os 20 profissionais estão “todos em isolamento” enquanto aguardam pela decisão da autoridade de saúde para serem testados.

O Centro de Saúde de Borba vai ser descontaminado, estando já a ser encetados contactos nesse sentido, mas a data de reabertura vai depender da quarentena, uma vez que ficou sem profissionais disponíveis para funcionar.

Também em Borba, e no concelho vizinho de Vila Viçosa, as escolas encerraram hoje até nova avaliação, devido à situação epidemiológica, por recomendação da Autoridade de Saúde local e com a autorização da diretora-geral da Saúde, mas a diretora executiva do ACES rejeita que a situação esteja descontrolada.

“Não está. As escolas fecharam por prevenção, enquanto está a decorrer a avaliação epidemiológica, para não haver transmissão e controlar os surtos mais rapidamente”, sustentou Maria do Céu Canhão.

O vereador da Câmara de Borba Quintino Cordeiro disse hoje aos jornalistas em conferência de imprensa, que existem no concelho 36 casos ativos de infeção, de acordo com os dados mais recentes da Autoridade de Saúde Pública local, embora os dados da Direção-Geral da Saúde indiquem 24.

Portugal contabiliza pelo menos 2.245 mortos associados à covid-19 em 109.541 casos confirmados de infeção, segundo o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde, de quinta-feira.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Daniel Ferro: Retenção de Médicos no SNS: Desafios e Estratégias

Daniel Ferro, Administrador Hospitalar na USF S. José, apresentou no 10º Congresso Internacional dos Hospitais um estudo pioneiro sobre a retenção de profissionais médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A investigação revela as principais causas de saída e propõe estratégias para melhorar a retenção de talentos.

Inovação Farmacêutica: Desafios e Oportunidades no Acesso a Novos Medicamentos

A inovação farmacêutica enfrenta desafios significativos no que diz respeito ao acesso e custo de novos medicamentos. Num cenário onde doenças como Alzheimer e outras condições neurodegenerativas representam uma crescente preocupação para os sistemas de saúde, o Professor Joaquim Ferreira, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, abordou questões cruciais sobre o futuro da inovação terapêutica, os seus custos e o impacto na sociedade durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hopitalar (APDH).

Desafios e Tendências na Inovação Farmacêutica: A Perspetiva de Helder Mota Filipe

O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, abordou os principais desafios e tendências na inovação farmacêutica durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais. A sua intervenção focou-se na complexidade de garantir o acesso a medicamentos inovadores, considerando as limitações orçamentais e as mudanças demográficas e epidemiológicas em Portugal

Carlos Lima Alves: Medicamentos Inovadores: O Desafio do Valor Sustentável

Carlos Lima Alves, Médico e Vice-Presidente do Infarmed, abordou a complexa questão dos medicamentos inovadores no 10º Congresso Internacional dos Hospitais, promovido pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). A sua intervenção centrou-se na necessidade de equilibrar o valor dos medicamentos com os custos associados, destacando a importância de uma avaliação rigorosa e fundamentada para garantir que os recursos financeiros sejam utilizados de forma eficaz e sustentável.

Projeto Pioneiro em Portugal Aborda Gestão de Resíduos na Diabetes

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos apresentou um projeto inovador sobre a gestão de resíduos resultantes do tratamento da diabetes, na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. O projeto “Diabetes e o meio ambiente” visa sensibilizar e capacitar pacientes e famílias para a correta separação de resíduos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

MAIS LIDAS

Share This