Hospitais do Oeste garantem acesso a consultas de psiquiatria da infância e adolescência

16 de Janeiro 2025

Os hospitais da região Oeste de Portugal vão assegurar consultas de psiquiatria da infância e da adolescência, graças a uma nova parceria estabelecida entre as Unidades Locais de Saúde (ULS) do Oeste e de Santa Maria.

De acordo com um comunicado da ULS do Oeste, “tendo em conta que a ULS do Oeste não dispõe atualmente de médico com a especialidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência, este protocolo irá permitir que os utentes do Oeste tenham acesso a consultas na sua área de residência, evitando deslocações para os hospitais de Lisboa e recebendo o acompanhamento necessário de forma atempada e eficaz”.

As consultas serão realizadas nos hospitais de Caldas da Rainha e de Peniche duas vezes por mês, por uma equipa mista de profissionais das ULS de Santa Maria e do Oeste. Esta colaboração visa não só “melhorar a acessibilidade e a qualidade do atendimento especializado à população infantil e adolescente da área geográfica do Oeste”, mas também “otimizar os recursos existentes, aproveitando a experiência e os profissionais especializados da ULS de Santa Maria”.

Adicionalmente, esta parceria contribuirá para a formação contínua dos profissionais de saúde, promovendo a troca de conhecimentos e a atualização de boas práticas na área da saúde mental.

A ULS do Oeste é responsável pela gestão dos três hospitais do Centro Hospitalar do Oeste – Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras – bem como pelos centros de saúde dos agrupamentos de saúde Oeste Sul e Oeste Norte, integrando uma população de 235 mil habitantes dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras e Sobral Monte Agraço.

Esta iniciativa representa um avanço significativo na prestação de cuidados de saúde mental para os mais jovens da região, garantindo acesso a um serviço essencial e de qualidade.

NR/lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

UMinho desvenda segredos do cérebro sobre prazer e aversão

Investigadores da Universidade do Minho descobriram que neurónios D1 e D2 no núcleo accumbens trabalham em conjunto para processar estímulos positivos e negativos, contrariando a visão tradicional de que seriam rivais. O estudo, publicado na Nature Communications, oferece novas perspetivas sobre o sistema de recompensa cerebral.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights