Médio Oriente: Ministério da Saúde do Hamas anuncia 81 mortes em 24 horas

16 de Janeiro 2025

O Ministério da Saúde do Hamas em Gaza anunciou hoje que pelo menos 81 pessoas foram mortas no território palestiniano nas últimas 24 horas, 72 delas após a divulgação do acordo de cessar-fogo, anunciado ao princípio da noite de quarta-feira.

Num comunicado, o executivo do movimento islamita Hamas refere que, com estes novos números, o total de mortos nos 15 meses de guerra subiu para 46.788.

Segundo o texto, 110.453 pessoas ficaram feridas na Faixa de Gaza devido às hostilidades desencadeadas pelo ataque sem precedentes do movimento islâmico palestino a Israel a 07 de outubro de 2023.

O ministério adiantou que, desde que foi anunciado o acordo, os ataques israelitas mataram pelo menos 72 pessoas.

Segundo as autoridades no poder em Gaza, o número de vítimas dos ataques de quarta-feira e hoje inclui apenas o de corpos levados a dois hospitais na cidade de Gaza, e o número real provavelmente é maior.

“Ontem [quarta-feira] foi um dia sangrento e hoje é mais sangrento”, disse Zaher al-Wahedi, chefe do departamento de registo do ministério.

Ambos os lados intensificaram as operações militares nas horas finais antes do cessar-fogo entrar em vigor como uma forma de projetar força.

O acordo alcançado entre Israel e o Hamas prevê um cessar-fogo completo durante 42 dias a partir do próximo domingo, após 15 meses de uma guerra devastadora, e a troca de 33 reféns israelitas por centenas de prisioneiros palestinianos.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

UMinho desvenda segredos do cérebro sobre prazer e aversão

Investigadores da Universidade do Minho descobriram que neurónios D1 e D2 no núcleo accumbens trabalham em conjunto para processar estímulos positivos e negativos, contrariando a visão tradicional de que seriam rivais. O estudo, publicado na Nature Communications, oferece novas perspetivas sobre o sistema de recompensa cerebral.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights