Guterres condena “terrível ataque” contra hospital no Darfur

28 de Janeiro 2025

O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou "veementemente o terrível ataque” ocorrido sexta-feira contra o principal hospital de Al-Fasher, capital da região sudanesa do Darfur Norte, que provocou 70 mortos, declarou hoje o seu porta-voz.

“Este terrível ataque, que atingiu o único hospital ainda em funcionamento na maior cidade do Darfur após mais de 21 meses de guerra, deixou o sistema de saúde do Sudão em frangalhos”, sublinhou Stéphane Dujarric.

“Nos termos do direito humanitário internacional, o secretário-geral reitera que os feridos e os doentes, bem como o pessoal médico e as instalações médicas, devem ser respeitados e protegidos em todos os momentos”, acrescentou, apelando a que os responsáveis por tais violações sejam responsabilizados.

De acordo com o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, o ataque de sexta-feira ao hospital sudanês de Al-Fasher, uma cidade sitiada pelo grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês), matou 70 doentes e feriu outros 19.

A guerra no Sudão começou em abril de 2023 após o fracasso das negociações para integrar os paramilitares no exército no contexto de uma transição política no país após o derrube da ditadura do Presidente Omar al-Bashir, em 2019.

O conflito no Sudão entre o exército e as RSF desencadeou uma enorme catástrofe humanitária, matando dezenas de milhares de pessoas e desalojando mais de 12 milhões.

A fome é galopante nalgumas zonas do país, obrigando as famílias a sobreviver de erva e forragem, sobretudo no oeste e no sul do país.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights