Deputados aprovam eliminação das posições remuneratórias intermédias de enfermeiros

14 de Março 2025

O parlamento aprovou hoje o texto final da Comissão de Saúde que elimina as posições remuneratórias intermédias dos enfermeiros, na sequência de um projeto de lei apresentado pelo Livre.

A iniciativa legislativa foi aprovada em votação final global por unanimidade, num plenário dedicado à votação de diplomas, depois de o Presidente da República ter anunciado, na quinta-feira, que vai dissolver a Assembleia da República e marcar as eleições legislativas para 18 de maio, após ter ouvido os partidos e o Conselho de Estado.

O Livre alegou que, no âmbito da revisão das carreiras de enfermagem, em 2019 foram criadas posições intermédias que têm originado inversões remuneratórias, com enfermeiros mais qualificados em posições remuneratórias inferiores às de colegas menos qualificados.

Além disso, a situação levou a que algumas progressões de carreira fossem afetadas, o que resultou em aumentos salariais inferiores aos que deveriam ter sido aplicados, justificou o Livre no seu projeto de lei.

Quando o diploma foi debatido no plenário, o deputado do Livre, Paulo Muacho, salientou que as reivindicações dos enfermeiros “arrastam-se há demasiados anos” fruto de incongruências legislativas e da falta de planeamento estratégico para o setor e, por isso, o partido pretendia a eliminação das posições remuneratórias intermédias e a paridade salarial entre a carreira de enfermagem e a carreira técnica superior da Administração Pública.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ASPE apresenta queixa à PGR contra Ministra da Saúde

A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) apresentou ontem, 8 de maio, uma queixa junto da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a Ana Paula Martins. Em causa está o incumprimento dos deveres de imparcialidade e da boa-fé negocial, entre outros, o que tem implicações na liberdade sindical e na negociação coletiva.

APCL promove o primeiro concurso ibérico de fotografia e curtas-metragens sobre Linfoma Cutâneo de Células T

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) apresenta o CertamenT, o primeiro concurso ibérico de fotografia e curtas-metragens dedicado ao Linfoma Cutâneo de Células T. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Asociación Española de Afectados por Linfoma, Mieloma y Leucemia (AEAL) e com a Academia Espanhola de Dermatologia e Venereologia (AEDV), contando com o apoio da farmacêutica Kyowa Kirin.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights