Açores regista seis infeções nas últimas 24 horas

3 de Novembro 2020

Os Açores registaram nas últimas 24 horas seis casos positivos de Covid-19, dos quais três em São Miguel, dois na Terceira e um no Faial, na sequência de 1.045 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região.

A informação é avançada no comunicado de hoje da Autoridade de Saúde Regional, que adianta ainda que foram registadas duas recuperações na ilha de São Miguel, de dois homens, um de 28 anos e outro de 48, elevando para 240 o número de casos recuperados no arquipélago.

Quanto aos novos casos diagnosticados, na ilha de São Miguel referem-se a uma mulher de 20 anos e a dois homens de 24 e 47 anos, “provenientes de ligação aérea com território continental português, não residentes na região” e que “realizaram teste de despiste ao SARS-CoV-2 à chegada com resultado positivo”.

Na ilha Terceira, foram detetados dois casos positivos relativos a dois homens, um deles de 44 anos, “proveniente de ligação aérea com território continental português, não residente na região, que realizou teste de despiste ao SARS-CoV-2 à chegada com resultado positivo”.

No caso do segundo doente diagnosticado na Terceira, um homem de 47 anos, é residente no arquipélago, “apresenta condição clínica estável” e “está internado no Hospital de Santo Espírito”, naquela ilha, indica a Autoridade de Saúde, acrescentando que “a investigação epidemiológica deste caso já permitiu aferir a existência de contacto com um caso positivo identificado após a sua saída da região”.

A Autoridade de Saúde Concelhia já despoletou “os procedimentos para identificação, testagem e vigilância de contactos próximos, inclusivamente num estabelecimento de ensino de Angra do Heroísmo”, explica o boletim.

Nas últimas 24 horas, foi ainda diagnosticado um caso na ilha do Faial, tratando-se de uma mulher de 42 anos, “proveniente de ligação aérea com território continental português, não residente na região”, que “apresentou teste de despiste ao SARS-CoV-2 realizado antes do embarque com resultado negativo e cujo teste efetuado após o sexto dia produziu resultado positivo”.

A entidade explica ainda que uma mulher de 28 anos cujo caso foi reportado no sábado passado, na ilha de São Miguel, “apresentou documentação comprovativa de infeção e posterior recuperação”, pelo que já não é considerada um caso ativo no arquipélago. O mesmo se verificou com dois casos na ilha Terceira, correspondentes a uma mulher de 27 anos e um homem de 31 anos, “provenientes de ligação aérea com território continental português, que apresentaram documentação comprovativa de infeção e posterior recuperação”.

Até ao momento, foram detetados nos Açores 402 casos de infeção de Covid-19.

Há atualmente 86 casos positivos ativos, dos quais 66 em São Miguel, 10 na Terceira, um na Graciosa, quatro no Pico, três no Faial, um em Santa Maria e um na ilha das Flores.

Desde o começo da pandemia morreram 16 pessoas na região com Covid-19, todas em São Miguel.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos e mais de 46,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.590 pessoas dos 146.847 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights