DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

14 de Abril 2025

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

Para a proposta de designação de Delegados de Saúde Coordenadores, os DSR devem enviar à DGS um processo devidamente instruído que inclua a proposta de designação do Delegado de Saúde Regional e a pronúncia do Conselho de Administração da respectiva ULS. No que respeita à designação de Delegados de Saúde, o processo deve incluir a proposta do DSR, o parecer favorável do Delegado de Saúde Coordenador e a pronúncia do CA da ULS.

Além disso, a orientação detalha os procedimentos para a renovação das comissões de serviço dos Delegados de Saúde Coordenadores ou Delegados de Saúde, que devem ser iniciados 90 dias antes do término da comissão. As propostas de renovação devem ser enviadas pelo CA da ULS e acompanhadas de pareceres favoráveis.

Os DSR são designados como os principais interlocutores da DGS neste processo, devendo articular previamente com os Conselhos de Administração das ULS antes de enviar os processos completos à DGS. As propostas de designação devem ser enviadas através do endereço eletrónico da Unidade de Apoio à Autoridade de Saúde Nacional.

Orientação N.º 002/2025, de 08/04/2025

DGS/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Grávida tem bebé em ambulância à porta de casa no Seixal

Um bebé nasceu hoje numa ambulância dos Bombeiros do Seixal, à porta de casa da grávida, enquanto eram aguardadas indicações sobre para que hospital se deveriam dirigir, dado que as urgências de obstetrícia do hospital de Almada estão fechadas.

Sofia Correia de Barros: “Portugal é Exemplo Mundial na Qualidade do Tratamento de Diálise”

Em entrevista exclusiva ao HealthNews, Sofia Correia de Barros, Presidente da Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL), destaca os desafios da literacia em saúde, a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença renal crónica, e faz o balanço das quatro décadas de trabalho da associação, sublinhando a necessidade de inovação e de uma maior valorização do setor em Portugal.

Slow Art: Um Caminho para o Bem-Estar

Num mundo acelerado, onde a atenção é cada vez mais fragmentada e o tempo limitado, a arte pode ser um espaço de silêncio, presença e reencontro com o essencial. Este é o mote do curso Slow Art: A Arte como um Caminho para o Bem-Estar, leccionado por Mário Rodrigues, no Museu do Oriente, a 10 de Maio.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights