Pedro Nuno Santos: Saúde foi a área em que o primeiro-ministro “mais falhou”

30 de Abril 2025

O secretário-geral do PS garante que a saúde foi a área em que o primeiro-ministro “mais falhou”, considerando que ao fim de um ano há no Serviço Nacional de Saúde (SNS) “um ambiente de instabilidade e caos”.

“Temos um SNS com mais problemas do que tínhamos há um ano, com mais instabilidade, foi mesmo a aérea em que Luís Montenegro mais falhou e foi a área em que mais prometeu”, afirmou aos jornalistas Pedro Nuno Santos, no final de uma visita ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Segundo o secretário-geral do Partido Socialista, durante a campanha para as últimas eleições legislativas, em março de 2024, o primeiro-ministro “prometeu que era fácil resolver os problemas da saúde”.

No entanto, sustentou, o SNS está “pior do que estava há um ano, existindo mais problemas”, nomeadamente “mais utentes sem médico de família” e “mais serviços de urgência encerrados”.

“Temos um ambiente de instabilidade e de caos no SNS que não tínhamos há um ano. Já vamos no terceiro diretivo executivo do SNS, no terceiro presidente do INEM e mais de 16 conselhos de administração demitiram-se ou foram demitidos”, frisou.

Na visita à ULS Santa Maria, onde esteve reunido com o conselho de administração e visitou a Base VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação), Pedro Nuno Santos esteve acompanhado por Fernando Araújo, antigo diretor executivo do SNS e cabeça de lista do PS pelo Porto, e por Mariana Vieira da Silva, cabeça de lista por Lisboa.

Questionado se Fernando Araújo seria ministro da Saúde de um Governo socialista, Pedro Nuno Santos respondeu: “Não vou fazer agora aqui o Governo, mas temos no Fernando Araújo uma pessoa de máxima competência, respeitada, consensual na sociedade portuguesa que obviamente dá segurança ao projeto do PS”.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Manifesto do CPSA: 39 Propostas para Integrar Saúde e Ambiente nas Eleições Legislativas de 2025

O Conselho Português para a Saúde e Ambiente, presidido por Luís Campos, apresenta 39 propostas para as Legislativas de 18 de maio de 2025, defendendo a integração do ambiente em todas as políticas públicas, a redução da pegada ecológica do setor da saúde, a capacitação do sistema para crises ambientais e a promoção da literacia ambiental, visando proteger a saúde das populações face à crise climática e ambienta

Pirilampo Mágico regressa em maio para apoiar a inclusão

A campanha Pirilampo Mágico regressa de 9 de maio a 1 de junho, mobilizando centenas de voluntários em todo o país para apoiar pessoas com deficiência intelectual e promover a inclusão, sob o lema “A luz que abraça a diferença”.

Eutanásia: será isto realmente progresso?

Abel García Abejas, Médico – MGF Cuidados Paliativos; Doutorando em Medicina, Docente de Bioética na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights