Campanha “-Crises, +Vida” destaca desafios do angioedema hereditário em Portugal

7 de Maio 2025

No Mês de Sensibilização para o Angioedema Hereditário, a campanha “-Crises, +Vida” lança vídeos informativos e testemunhos para alertar para os desafios, riscos e impacto desta doença rara na vida dos doentes em Portugal.

A campanha “-Crises, +Vida” foi lançada este mês para aumentar a sensibilização sobre o angioedema hereditário (AEH), uma doença genética rara que afeta cerca de uma em cada 50.000 pessoas no mundo. A iniciativa, promovida pela Takeda em parceria com a ADAH – Associação de Doentes com Angioedema Hereditário, inclui cinco novos vídeos que dão voz a quem vive com a doença e esclarecem dúvidas frequentes sobre o AEH.

O angioedema hereditário caracteriza-se por episódios de inchaço súbito em várias partes do corpo, como a face, membros, trato gastrointestinal e vias aéreas superiores. Estes episódios podem ser potencialmente fatais, sobretudo quando afetam a garganta, podendo causar obstrução das vias respiratórias e asfixia. A imprevisibilidade das crises, que podem ser desencadeadas por stress, traumas físicos ou até movimentos repetitivos, condiciona fortemente a vida dos doentes, afetando o seu quotidiano, relações sociais, vida profissional e escolar.

Inês Pessoa, presidente da ADAH, destaca o impacto profundo da doença, sublinhando que a imprevisibilidade das crises obriga frequentemente a cancelar compromissos à última hora. O testemunho de Liliana Monteiro, diagnosticada apenas aos 13 anos, ilustra as dificuldades enfrentadas, mas também a esperança trazida pelos avanços médicos, que têm permitido um maior controlo da doença e melhoria da qualidade de vida.

A campanha sublinha a importância do controlo das crises e da comunicação entre médico e doente, bem como o papel fundamental da ADAH no apoio aos doentes e cuidadores. Os vídeos, disponíveis em conheceaeh.pt, pretendem informar e desmistificar o AEH, reforçando que “uma crise a mais é uma oportunidade de vida a menos”.

A Takeda, empresa biofarmacêutica líder mundial, reforça o seu compromisso com as doenças raras em Portugal, investindo em investigação e desenvolvimento para criar terapêuticas inovadoras e melhorar a vida dos doentes.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cleptomania

Alberto Lopes – neuropsicólogo/hipnoterapeuta

“Se tocam numa mulher, respondemos todas”

Contra a misoginia organizada ‘online’, o neomachismo e toda a violência sobre as mulheres, elas recusam o silêncio, usam as redes sociais para expor agressores e formaram um exército de resistência feminina: “Se tocam numa, respondemos todas”.

Pipeta Revolucionária Ativa Neurónios Individuais com Precisão Iónica

Investigadores da Universidade de Linköping desenvolveram uma pipeta inovadora que ativa neurónios individuais através da libertação precisa de iões, sem perturbar o ambiente extracelular. A técnica revelou dinâmicas complexas entre neurónios e astrócitos, abrindo portas a tratamentos de precisão para doenças como a epilepsia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights