SPMS alertam para mensagens fraudulentas em nome do SNS 24

7 de Maio 2025

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertaram hoje para a circulação de SMS fraudulentas em nome da Linha SNS 24 a pedir para realizar um pagamento através de multibanco, acrescentando que já “estão a ser efetuadas diligências”.

“Alertamos que estão em circulação SMS falsas em nome do SNS 24. Essas mensagens indicam que tem valores em dívida e incluem uma referência de multibanco para realizar o pagamento no prazo de cinco dias”, avisam os SPMS em comunicado.

De acordo com a entidade, trata-se de um esquema de mensagens falsas conhecido como ‘smishing’, no qual é utilizado o nome do SNS 24 para “induzir os destinatários a fazer pagamentos indevidos”.

Os SPMS recomendam que, caso alguém receba uma SMS falsa, “não faça qualquer pagamento, não responda e elimine a mensagem”.

Pedindo prudência, os SPMS indicam que já “estão a ser efetuadas diligências junto das entidades competentes”.

O alerta está a ser feito nas redes sociais do SNS e SNS 24, bem como nos portais destas entidades e no ‘site’ e LinkedIn dos SPMS.

Os SPMS lembram que os serviços da Linha SNS 24 (808 24 24 24) “são gratuitos para os cidadãos”.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Primeira ativação remota de fotofármacos testada com sucesso

Investigadores da Universidade de Barcelona criaram o primeiro dispositivo sem fios capaz de ativar fotofármacos por controlo remoto, permitindo tratar dor de forma precisa e personalizada, minimizando efeitos adversos dos opiáceos.

Cleptomania

Alberto Lopes – neuropsicólogo/hipnoterapeuta

“Se tocam numa mulher, respondemos todas”

Contra a misoginia organizada ‘online’, o neomachismo e toda a violência sobre as mulheres, elas recusam o silêncio, usam as redes sociais para expor agressores e formaram um exército de resistência feminina: “Se tocam numa, respondemos todas”.

Pipeta Revolucionária Ativa Neurónios Individuais com Precisão Iónica

Investigadores da Universidade de Linköping desenvolveram uma pipeta inovadora que ativa neurónios individuais através da libertação precisa de iões, sem perturbar o ambiente extracelular. A técnica revelou dinâmicas complexas entre neurónios e astrócitos, abrindo portas a tratamentos de precisão para doenças como a epilepsia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights