Bill Gates vai doar mais de 200 mil milhões de dólares à sua fundação até 2045

9 de Maio 2025

O cofundador da Microsoft, Bill Gates, anunciou hoje que vai doar a sua fortuna para a Fundação Gates e fixou o objetivo de gastar “mais de 200 mil milhões de dólares” até o seu encerramento em 2045.

Numa carta, Bill Gates explicou que, ao doar quase toda a sua fortuna, vai permitir à fundação gastar mais 200 mil milhões de dólares ao longo dos próximos 20 anos e que assim pode certificar-se que “o mundo avança durante esse tempo”.

Bill Gates, que criou a Fundação Gates no ano 2000 juntamente com a ex-mulher Melissa Gates que deixou a fundação em 2024, admitiu ser “emocionante ter tanto para investir nestas causas” em entrevista à agência de notícias Associated Press.

“Penso que 20 anos é o equilíbrio certo entre dar o máximo que pudermos para fazer progressos nestas coisas e avisar as pessoas de que agora este dinheiro vai acabar”, acrescentou.

Este anúncio reforça a promessa da fundação que apoia causas como a saúde a nível global e a educação nos Estados Unidos.

Quando criada, a fundação gastou 53,8 mil milhões de dólares numa série de projetos, principalmente centrados na saúde pública, na educação e no desenvolvimento e no final de 2024, os ativos líquidos da Fundação Gates ascendiam a 71,3 mil milhões de dólares.

A Fundação Gates tinha planeado encerrar as suas atividades duas décadas após a morte de Bill Gates, o que significa que o anúncio de hoje antecipa significativamente esse calendário.

Para o ano em curso, estabeleceu um orçamento de 8,7 mil milhões de dólares.

O impacto direto da fundação reflete-se na redução para quase metade do número de mortes infantis por causas evitáveis entre 2000 e 2020, de acordo com os dados das Nações Unidas.

“O trabalho da fundação tem tido um impacto muito maior do que eu esperava”, disse Gates, chamando-lhe a sua segunda e última carreira.

Até à data, cerca de 41% do dinheiro da fundação provém de Warren Buffet, diretor executivo da Berkshire Hathaway, e o restante da fortuna que Gates fez na Microsoft.

Bill Gates prestou homenagem a Warren Buffett, que “continua a ser o modelo máximo de generosidade”.

“Espero que outras pessoas ricas se apercebam até que ponto podem melhorar a sorte das pessoas mais pobres do mundo aumentando os seus donativos”, afirmou Bill Gates.

Além dos cerca de 100 mil milhões de dólares que investiu desde a sua fundação, há 25 anos, tem canalizado os fundos também para a investigação científica, ajudando a desenvolver novas tecnologias e alimentando parcerias de longo prazo com países e empresas.

A fundação tem ainda objetivos como controlar doenças mortais, como a malária, e reduzir a subnutrição, que torna as crianças mais vulneráveis a outras doenças e colabora diretamente com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Parceria para a Erradicação da Poliomielite (PEP) e a Aliança para as Vacinas (Gavi).

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cleptomania

Alberto Lopes – neuropsicólogo/hipnoterapeuta

“Se tocam numa mulher, respondemos todas”

Contra a misoginia organizada ‘online’, o neomachismo e toda a violência sobre as mulheres, elas recusam o silêncio, usam as redes sociais para expor agressores e formaram um exército de resistência feminina: “Se tocam numa, respondemos todas”.

Pipeta Revolucionária Ativa Neurónios Individuais com Precisão Iónica

Investigadores da Universidade de Linköping desenvolveram uma pipeta inovadora que ativa neurónios individuais através da libertação precisa de iões, sem perturbar o ambiente extracelular. A técnica revelou dinâmicas complexas entre neurónios e astrócitos, abrindo portas a tratamentos de precisão para doenças como a epilepsia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights