ULS de Braga cria consulta para prevenir complicações pós-cirurgias colorretais

13 de Maio 2025

 A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga criou uma consulta de enfermagem de reabilitação pré-operatória que tem como objetivo principal prevenir complicações pós-operatórias como a incontinência fecal, hérnia paraestomal e intercorrências respiratórias, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a ULS refere que em causa está a consulta de enfermagem de reabilitação pré-operatória especializada em cirurgias colorretais e hepatobiliopancreáticas.

A cirurgia hepatobiliopancreática é uma especialidade da cirurgia do aparelho digestivo que trata doenças do fígado, vesícula biliar, vias biliares e pâncreas.

A consulta “prevê a implementação de um programa estruturado de reeducação funcional respiratória e do pavimento pélvico, promovendo a autonomia, a qualidade de vida e uma recuperação funcional mais rápida dos utentes”, acrescenta.

A consulta tem uma frequência de duas vezes por semana, e realiza-se em sessões individuais compostas por três encontros de 45 minutos.

A USL diz que garante “uma avaliação detalhada e personalizada, assim como a implementação eficaz das estratégias preventivas e terapêuticas necessárias”.

O modelo permite acompanhar cerca de seis utentes por dia.

Entre os benefícios esperados, a ULS destaca a redução “significativa” das complicações respiratórias e das hérnias paraestomais, bem como melhorias na qualidade de vida e na funcionalidade global dos utentes submetidos a cirurgias abdominais.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rosário Trindade apela a colaboração estruturada no Health Re:Design Summit

Rosário Trindade, Diretora de Assuntos Corporativos e Acesso ao Mercado da AstraZeneca, defendeu hoje no Health Re:Design Summit, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, a necessidade de uma colaboração mais estruturada e responsável entre setor público e privado para garantir o acesso equitativo à saúde em Portugal.

Fragmentação institucional ameaça eficiência do SNS, alerta Pedro Pita Barros

Na sua intervenção no Health Re:Design Summit, realizado hoje na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Pedro Pita Barros, Professor Catedrático da NOVA SBE, alertou para os riscos da fragmentação institucional no sistema de saúde português e defendeu a necessidade de clarificar responsabilidades para garantir melhores resultados em saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights