Em comunicado, a ULS refere que em causa está a consulta de enfermagem de reabilitação pré-operatória especializada em cirurgias colorretais e hepatobiliopancreáticas.
A cirurgia hepatobiliopancreática é uma especialidade da cirurgia do aparelho digestivo que trata doenças do fígado, vesícula biliar, vias biliares e pâncreas.
A consulta “prevê a implementação de um programa estruturado de reeducação funcional respiratória e do pavimento pélvico, promovendo a autonomia, a qualidade de vida e uma recuperação funcional mais rápida dos utentes”, acrescenta.
A consulta tem uma frequência de duas vezes por semana, e realiza-se em sessões individuais compostas por três encontros de 45 minutos.
A USL diz que garante “uma avaliação detalhada e personalizada, assim como a implementação eficaz das estratégias preventivas e terapêuticas necessárias”.
O modelo permite acompanhar cerca de seis utentes por dia.
Entre os benefícios esperados, a ULS destaca a redução “significativa” das complicações respiratórias e das hérnias paraestomais, bem como melhorias na qualidade de vida e na funcionalidade global dos utentes submetidos a cirurgias abdominais.
lusa/HN
0 Comments