Bastonário dos médicos reeleito para segundo mandato com 74% dos votos

3 de Junho 2025

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Carlos Cortes, foi reeleito para um segundo mandato, obtendo 74% dos votos dos 16.721 médicos que participaram nas eleições que terminaram hoje, adiantou à Lusa fonte da instituição.

Carlos Cortes foi o único candidato nas eleições para o mandato que termina em 2029 e que decorreram entre 29 de maio e hoje.

O especialista em patologia clínica candidatou-se a um segundo mandato depois de ter assumido o cargo pela primeira vez em março de 2023, quando foi eleito com 61,94% dos votos na segunda volta das eleições, então disputadas com o médico Rui Nunes.

As eleições na ordem, que deveriam acontecer em janeiro de 2026, foram antecipadas para este mês na sequência do novo Estatuto da Ordem dos Médicos, que obrigava a desencadear o processo eleitoral no prazo de um ano desde a publicação dessa revisão estatutária.

Carlos Cortes apresentou um programa de candidatura com 20 propostas-chave para o próximo mandato, entre as quais a revisão dos “aspetos lesivos” do novo Estatuto da ordem, a proteção do ato médico e a criação de uma nova carreira para esses profissionais de saúde.

De acordo com o calendário, a posse do bastonário dos médicos tem de ocorrer até 30 dias após o ato eleitoral.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CUF investe 11 milhões em nova clínica em Mafra

A nova Clínica CUF Mafra abriu portas na Quinta das Pevides, resultado de um investimento de 11 milhões de euros, criando 100 novos postos de trabalho e ampliando a oferta de cuidados de saúde para mais de 86 mil habitantes do concelho.

Cinco urgências fechadas no sábado e seis no domingo

Cinco urgências de ginecologia e obstetrícia e de pediatria vão estar encerradas no sábado e seis no domingo, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo, de acordo com as escalas publicadas no portal do SNS.

MAIS LIDAS

Share This