Prevalência de sarna e impetigo nas crianças é das mais altas do mundo em Timor-Leste

18 de Novembro 2020

Um novo estudo de especialistas australianos e timorenses concluiu que Timor-Leste regista taxas de prevalência de sarna e impetigo entre as mais elevadas do mundo, especialmente nas zonas rurais, sendo necessárias “estratégias urgentes” de controlo.

Dados do estudo, ao qual a Lusa teve acesso, mostram que a prevalência de sarna atingia os 30,6%, com a propensão a ser mais elevada em zonas rurais do que urbanas e a afetar especialmente crianças entre os 5 e os 9 anos.

No caso do impetigo a prevalência atinge os 11,3%, com as crianças em zonas rurais a serem duas vezes mais propensas à doença do que as da cidade de Díli.

“A prevalência da sarna e do impetigo em Timor-Leste está entre as mais altas registadas a nível mundial, particularmente nas zonas rurais. A infestação de sarna está fortemente associada ao impetigo”, refere-se no estudo.

“São urgentemente necessárias estratégias de controlo abrangentes em Timor-Leste”, sublinha-se.

A análise foi realizada por um grupo de especialistas de várias instituições australianas  e timorenses, incluindo o Royal Darwin Hospital, o Instituto  Kirby, da Menzies School of Health Research da Charles Darwin University, o Murdoch Childrens Research Institute, o Ministério da Saúde timorense e o Hospital Nacional Guido Valadares em Díli.

Endémica em vários países tropicais, especialmente os de baixo e médio rendimento, a sarna e o impetigo são doenças de pele altamente contagiosas, estimando-se que haja mais de 175 milhões de pessoas em todo o mundo infestadas pelo ácaro que a provoca.

“A sarna é reconhecida como uma das doenças tropicais negligenciadas, apesar de haver intervenções eficazes disponíveis, que continuam a causar morbilidade significativa, especialmente entre as comunidades mais pobres dos países tropicais e subtropicais”, nota-se no estudo.

As duas doenças afetam desproporcionalmente bebés, crianças, adolescentes e muitos idosos.

Para o estudo, profissionais médicos especializados e treinados na deteção das doenças, visitaram três escolas – uma na capital Díli e outra nas zonas de rurais de Ermera e Manufahi – onde examinaram 1.043 crianças e jovens.

Desde 1970 já se realizaram no país três estudos sobre a sarna e a impetigo, com o mais recente – realizado em Díli e Ermera em 2016 – a apontar taxas de prevalência de sarna de 22,4% e de impetigo de 9,7%.

Em 2019, seguindo uma recomendação da Organização Mundial de Saúde, o Ministério da Saúde de Timor-Leste acrescentou a ivermectina – usada no combate à sarna – ao programa anual de administração de medicamentos em massa (MDA).

Dez profissionais de saúde (seis médicos de Timor-Leste, três médicos visitantes e um estudante de medicina visitante) foram formados para detetar estas doenças e outros problemas de pele, sendo liderados por um médico australiano com vários anos de experiência de trabalho numa população onde a sarna é endémica, no norte da Austrália.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights