PSI20 segue positivo com BCP a puxar por ganhos

9 de Dezembro 2020

A bolsa de Lisboa seguia hoje em terreno positivo, mantendo a tendência da abertura, com as ações do BCP a puxarem pelos ganhos, e alinhada com as principais congéneres europeias.

Na terça-feira, o principal índice, o PSI20, encerrou com uma subida de 1,18% para 4.759,11 pontos, numa Europa sem tendência definida.

Hoje, pelas 08:50, o PSI20 seguia a avançar 0,45% para 4.780,40 pontos, com 12 ações em alta, três em baixa e duas inalteradas.

A Navigator e a Pharol eram as ações que mais subiam, com ganhos de 1,54% e 1,52% para 2,51 euros e 0,13 euros, respetivamente.

O BCP seguia em alta de 1,50% para 0,13 euros, e a Jerónimo Martins avançava 0,35% para 14,30 euros, enquanto a EDP avançava 0,30% para 4,68 euros.

A Galp Energia, por sua vez, seguia em alta de 0,20% para 9,23 euros.

Em terreno negativo seguiam a Corticeira Amorim e a EDP Renováveis, com perdas de 1,16% e 0,43% para 10,20 euros e 18,60 euros, respetivamente.

As principais bolsas europeias abriram hoje em alta, muito pendentes das negociações do ‘Brexit’, que hoje juntam em Bruxelas a presidente da Comissão Europeia e o primeiro-ministro britânico.

Ursula von der Leyen e Boris Johnson vão tentar alcançar um acordo sobre as relações comerciais depois da concretização do ‘Brexit’.

Analistas citados pela Efe acreditam que continua a existir vontade política para chegar a um acordo e valorizam o facto de Boris Johnson ter anunciado que retirará as cláusulas da lei de mercado interno que eram contrárias à lei internacional do acordo de saída entre a UE e o Reino Unido.

Entretanto, as vacinas contra a covid-19 são outro estímulo para as bolsas, bem como as informações sobre os avanços para um novo pacote de estímulos nos Estados Unidos.

A Administração norte-americana fez uma oferta de assistência para paliar o impacto da crise provocada pela pandemia no valor de 916.000 milhões de dólares.

Os investidores também continuam atentos aos desenvolvimentos da aprovação do processo do fundo de recuperação europeu, numa altura em que Bruxelas mantém a pressão sobre a Polónia e a Hungria para levantarem o veto ao orçamento comunitário para o período 2021-2027, e à espera da reunião do Banco Central Europeu (BCE) da próxima quinta-feira.

A nível cambial, o euro abriu hoje em alta no mercado de câmbios de Frankfurt, a cotar-se a 1,2133 dólares, contra 1,2115 dólares na terça-feira e o atual máximo desde maio de 2018, de 1,2146 dólares, em 03 de dezembro.

O barril de petróleo Brent para entrega em fevereiro abriu também com tendência positiva no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, a cotar-se a 49,07 dólares, contra 48,84 dólares na terça-feira e o atual máximo desde 16 de março, de 49,25 dólares, em 04 de dezembro.

NR/HN/LUSA

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Daniel Ferro: Retenção de Médicos no SNS: Desafios e Estratégias

Daniel Ferro, Administrador Hospitalar na USF S. José, apresentou no 10º Congresso Internacional dos Hospitais um estudo pioneiro sobre a retenção de profissionais médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A investigação revela as principais causas de saída e propõe estratégias para melhorar a retenção de talentos.

Inovação Farmacêutica: Desafios e Oportunidades no Acesso a Novos Medicamentos

A inovação farmacêutica enfrenta desafios significativos no que diz respeito ao acesso e custo de novos medicamentos. Num cenário onde doenças como Alzheimer e outras condições neurodegenerativas representam uma crescente preocupação para os sistemas de saúde, o Professor Joaquim Ferreira, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, abordou questões cruciais sobre o futuro da inovação terapêutica, os seus custos e o impacto na sociedade durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hopitalar (APDH).

Desafios e Tendências na Inovação Farmacêutica: A Perspetiva de Helder Mota Filipe

O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, abordou os principais desafios e tendências na inovação farmacêutica durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais. A sua intervenção focou-se na complexidade de garantir o acesso a medicamentos inovadores, considerando as limitações orçamentais e as mudanças demográficas e epidemiológicas em Portugal

Carlos Lima Alves: Medicamentos Inovadores: O Desafio do Valor Sustentável

Carlos Lima Alves, Médico e Vice-Presidente do Infarmed, abordou a complexa questão dos medicamentos inovadores no 10º Congresso Internacional dos Hospitais, promovido pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). A sua intervenção centrou-se na necessidade de equilibrar o valor dos medicamentos com os custos associados, destacando a importância de uma avaliação rigorosa e fundamentada para garantir que os recursos financeiros sejam utilizados de forma eficaz e sustentável.

Projeto Pioneiro em Portugal Aborda Gestão de Resíduos na Diabetes

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos apresentou um projeto inovador sobre a gestão de resíduos resultantes do tratamento da diabetes, na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. O projeto “Diabetes e o meio ambiente” visa sensibilizar e capacitar pacientes e famílias para a correta separação de resíduos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

MAIS LIDAS

Share This