Espanha tem inflação anual negativa pelo oitavo mês consecutivo

11 de Dezembro 2020

Os preços em Espanha caíram 0,8% em novembro comparando com um ano antes, a mesma descida verificada em outubro e pelo oitavo mês consecutivo, confirmou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatísticas espanhol.

O indicador definitivo do Índice de Preços no Consumidor (IPC) para o mês passado confirma os números provisórios que já tinham sido avançados há duas semanas.

Segundo o INE espanhol, a evolução do índice foi influenciada principalmente pela subida do preço da eletricidade, que contrasta com a baixa de há um ano.

Também se realça a descida dos preços da fruta, maior este ano do que aconteceu um ano atrás, e a estabilização de outros produtos, como o peixe e os mariscos.

Desde março que a situação criada pela pandemia de Covid-19 tem implicado uma queda dos preços em Espanha, influenciada principalmente pela redução das componentes energéticas.

A inflação anual espanhola tem valores negativos há oito meses consecutivos: -0,7% em abril, -0,9% em maio, -0,3% em junho, -0,6% em julho, -0,5% em agosto, -0,4% em setembro, -0,8% em outubro e -0,8% em novembro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDI dedica mês de maio à consciencialização para a Doença Inflamatória do Intestino (DII)

A APDI – Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, colite ulcerosa, doença de Crohn está a dedicar, mais uma vez, o mês de maio à consciencialização para a Doença Inflamatória do Intestino (DII) seguindo as indicações da EFFCA – Federação Europeia das  Associações de Doença de Crohn e Colite Ulcerosa que neste ano de 2024 escolheu como mote “A  DII não tem fronteiras”.

Nuno Jacinto: “A Medicina Geral e Familiar tem um papel central em todos os sistemas de saúde”

O presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) reforçou a importância da especialidade na promoção da saúde e prevenção da doença. No âmbito do Dia Mundial do Médico de Família, Nuno Jacinto falou ao HealthNews sobre os constragimentos que estes profissionais de saúde enfrentam e dos desafios que os cuidados de saúde primários enfrentam em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights