PCP quer esclarecimentos do Governo sobre motoristas “deixados ao abandono” em Dover

23 de Dezembro 2020

O PCP pediu esta quarta-feira esclarecimentos ao Governo sobre a situação dos motoristas portugueses bloqueados na fronteira do Reino Unido, em Dover, e o que está a ser feito para ajudar estes profissionais “deixados ao abandono”.

Numa pergunta ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da Assembleia da República, o PCP afirma que “é indispensável e urgente que as autoridades nacionais garantam o apoio devido aos motoristas portugueses do transporte rodoviário de mercadorias, retidos no território do Reino Unido face ao bloqueio fronteiriço decretado pelas autoridades da França e da União Europeia”.

“Seja no contexto do combate à epidemia de Covid-19, seja nas diversas implicações do processo de saída do Reino Unido da União Europeia, os trabalhadores não podem ser sacrificados, qual ‘carne para canhão’, deixados ao abandono e penalizados de forma inaceitável por problemas que não causaram”, lê-se ainda no texto da pergunta dos comunistas.

O PCP alegou ainda que “não há quaisquer informações sobre o acompanhamento que está (ou não) a ser feito por parte dos serviços consulares a estes trabalhadores portugueses” e cita testemunhos segundo os quais há “grandes dificuldades no contacto destes motoristas com o consulado de Portugal em Londres, com mais de hora e meia em chamadas sem êxito”.

A bancada comunista questiona, assim, o Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre o tipo de acompanhamento que está dado aos motoristas portugueses e os motivos na demora de contacto com o consulado e se está a ser “preparado o transporte extraordinário destes motoristas até às respetivas residências”.

O encerramento da fronteira, ordenado pela França na noite de domingo, em resposta à descoberta de uma nova estirpe do coronavírus em Inglaterra, causou o caos nas áreas próximas dos pontos de travessia do Canal da Mancha, com cerca de quatro mil camionistas, incluindo portugueses, forçados a passar várias noites no interior dos veículos.

Após intensas negociações entre Londres e Paris, França concordou na noite passada reabrir a fronteira e autorizar a passagem de cidadãos franceses, residentes britânicos em França e motoristas de camião, desde que tenham um teste de Covid-19 negativo.

Para acelerar o descongestionamento em Dover, os soldados britânicos juntaram-se ao pessoal do serviço de saúde britânico (NHS, sigla em inglês) para realizar testes aos camionistas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Daniel Ferro: Retenção de Médicos no SNS: Desafios e Estratégias

Daniel Ferro, Administrador Hospitalar na USF S. José, apresentou no 10º Congresso Internacional dos Hospitais um estudo pioneiro sobre a retenção de profissionais médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A investigação revela as principais causas de saída e propõe estratégias para melhorar a retenção de talentos.

Inovação Farmacêutica: Desafios e Oportunidades no Acesso a Novos Medicamentos

A inovação farmacêutica enfrenta desafios significativos no que diz respeito ao acesso e custo de novos medicamentos. Num cenário onde doenças como Alzheimer e outras condições neurodegenerativas representam uma crescente preocupação para os sistemas de saúde, o Professor Joaquim Ferreira, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, abordou questões cruciais sobre o futuro da inovação terapêutica, os seus custos e o impacto na sociedade durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hopitalar (APDH).

Desafios e Tendências na Inovação Farmacêutica: A Perspetiva de Helder Mota Filipe

O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, abordou os principais desafios e tendências na inovação farmacêutica durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais. A sua intervenção focou-se na complexidade de garantir o acesso a medicamentos inovadores, considerando as limitações orçamentais e as mudanças demográficas e epidemiológicas em Portugal

Carlos Lima Alves: Medicamentos Inovadores: O Desafio do Valor Sustentável

Carlos Lima Alves, Médico e Vice-Presidente do Infarmed, abordou a complexa questão dos medicamentos inovadores no 10º Congresso Internacional dos Hospitais, promovido pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). A sua intervenção centrou-se na necessidade de equilibrar o valor dos medicamentos com os custos associados, destacando a importância de uma avaliação rigorosa e fundamentada para garantir que os recursos financeiros sejam utilizados de forma eficaz e sustentável.

Projeto Pioneiro em Portugal Aborda Gestão de Resíduos na Diabetes

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos apresentou um projeto inovador sobre a gestão de resíduos resultantes do tratamento da diabetes, na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. O projeto “Diabetes e o meio ambiente” visa sensibilizar e capacitar pacientes e famílias para a correta separação de resíduos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

MAIS LIDAS

Share This