Promotores apresentam ao Governo propostas para retoma dos festivais

8 de Janeiro 2021

As associações e promotoras de espetáculos vão apresentar, no dia 13, ao Governo, propostas para tornar viável a realização de festivais e eventos de música em contexto de Covid-19, disseram hoje à agência Lusa representantes do setor.

De acordo com o presidente da Associação Portuguesa de Festivais de Música (Aporfest), Ricardo Bramão, a reunião está marcada para o dia 13 e será a primeira de uma série de encontros mensais de representantes de festivais e espetáculos com a ministra da Cultura, “de preparação para o ano de 2021 de festivais, sobre regras, procedimentos, para perceber a atualidade”.

Já o empresário Luís Montez, da promotora Música no Coração, afirmou que a Associação de Promotores de Espectáculos, Festivais e Eventos (APEFE) “irá apresentar um conjunto de soluções para tornar possível a retoma dos festivais”.

A pandemia da Covid-19 impediu a realização de dezenas de espetáculos em Portugal em 2020 e obrigou ao adiamento de festivais e outros eventos para este ano.

Embora haja datas marcadas para vários festivais de verão, como o Rock in Rio Lisboa, o Alive (Oeiras), o Primavera Sound (Porto) e o Sudoeste (Zambujeira do Mar), os promotores querem saber em que condições poderão realizá-los.

“É criar espaços, bolhas, livres de Covid-19, que é ‘só entra quem tem vacina ou tem teste negativo’, além de outras medidas: ‘cashless’, copos recicláveis, álcool gel a ser distribuído em mochilas. Há várias ideias [como a] colaboração com vários laboratórios, no sentido de ‘quem tiver bilhete, vai ao laboratório e faz o teste'”, elencou Luís Montez.

Ricardo Bramão espera que fiquem definidos os cenários em que os promotores e os festivais possam trabalhar, que haja “soluções para evitar as lotações de recinto”, que se aborde a questão da devolução dos bilhetes e que haja um “alívio fiscal para os promotores” perante três anos, entre 2019 e 2021, de perdas financeiras.

“O que nós queremos é trabalhar. Obviamente gostávamos de ser compensado pelos prejuízos que tivemos no ano que passou; agora, não podemos olhar para trás… Queremos é trabalhar; mais do que subsídios e indemnizações… quando isso chegar já não existimos. Temos que arranjar soluções práticas”, sublinhou Luís Montez.

O promotor considerou que a retoma dos festivais terá necessariamente de envolver a Direção-Geral de Saúde e os laboratórios existentes no país, sobretudo para uma redução do preços dos testes rápidos à Covid-19.

Fonte do Ministério da Cultura confirmou à Lusa que a reunião está marcada para as 12:00 de quarta-feira, dia 13.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cleptomania

Alberto Lopes – neuropsicólogo/hipnoterapeuta

“Se tocam numa mulher, respondemos todas”

Contra a misoginia organizada ‘online’, o neomachismo e toda a violência sobre as mulheres, elas recusam o silêncio, usam as redes sociais para expor agressores e formaram um exército de resistência feminina: “Se tocam numa, respondemos todas”.

Pipeta Revolucionária Ativa Neurónios Individuais com Precisão Iónica

Investigadores da Universidade de Linköping desenvolveram uma pipeta inovadora que ativa neurónios individuais através da libertação precisa de iões, sem perturbar o ambiente extracelular. A técnica revelou dinâmicas complexas entre neurónios e astrócitos, abrindo portas a tratamentos de precisão para doenças como a epilepsia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights