Autoridades cubanas fecham escolas de Havana e impõem recolher obrigatório na capital

14 de Janeiro 2021

 As autoridades cubanas decidiram fechar as escolas da capital na quinta-feira e proibir as deslocações de pessoas e veículos entre as 19:00 e as 05:00 horas, devido à subida do número de infeções com o novo coronavirus.

“A deslocação de veículos e pessoas será interdita a partir de quinta-feira, dia 14, entre as 19.00 e as 05.00”, anunciou na quarta-feira a agência noticiosa cubana ACN, citando o Conselho de Defesa da Província de Havana.

Bares e restaurantes vão ser fechados, sendo apenas autorizadas as vendas para os clientes levarem (‘take-away’) e entrega no domicílio.

“Multas severas com montantes elevados” estão previstas para os casos de desrespeito destas regras e ainda para o uso incorreto de máscara, especificou o jornal estatal Tribuna de La Habana.

Em 2020, as escolas da capital tinham fechado de meados de março até ao fim de outubro, com as outras a reabrirem desde setembro, pelo impacto mais fraco da pandemia.

Este país, com 11,2 milhões de habitantes, conseguiu controlar a expansão da pandemia no seu território, o que lhe permitiu reiniciar a atividade económica e reabrir as fronteiras aos turistas, está agora confrontado, desde há semanas, com números inéditos de infeções.

Na quarta-feira, as autoridades sanitárias anunciaram 550 casos novos nas últimas 24 horas, o que elevou os seus totais para 16.044, incluindo 158 mortes.

Durante uma reunião do Conselho de Defesa da Província da Havana, foi decidido “a interrupção na quinta-feira das aulas e do transporte interprovincial, mesmo que se mantenha o transporte de mercadorias”, indicou o Tribuna de La Habana.

“O transporte urbano vai funcionar até às 19.00 horas de quinta-feira”, adiantou o título, especificando que durante a reunião, “foi sublinhada a importância de deixar o acesso livre aos camiões e outros meios de fornecimento de legumes, frutas, carnes e outros tipos de alimentos, para os mercados e pontos de venda na cidade”.

As aulas vão ser dadas através das televisões, a partir de quarta-feira, dia 20, informou, na rede social Twitter, a ministra da Educação, Ena Elsa Velazquez.

Nas últimas semanas, o governo tinha começado a aplicar medidas para procurar travar o avanço do coronavirus, designadamente ao limitar desde 01 de janeiro os voos provenientes de EUA, México, Panamá, República Dominicana, Baamas e Haiti.

Desde 10 de janeiro, passou a exigir também um teste PCR negativo a todas as pessoas que cheguem ao país.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Europa recomenda reembolso de aplicações digitais de saúde

 A União Europeia (UE) propôs que todos os países membros implementem um sistema que permita o reembolso de aplicações e dispositivos médicos digitais, em resposta ao crescente uso de tecnologias de saúde. 

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

MAIS LIDAS

Share This