Venezuela doa 14 mil garrafas de oxigénio ao Brasil para ajudar no colapso hospitalar de Manaus

18 de Janeiro 2021

O Presidente venezuelano disse este domingo que o país doou 14 mil garrafas individuais de oxigénio, equivalentes a 136 mil litros, ao Brasil para ajudar no colapso hospitalar de Manaus, a maior cidade da Amazónia brasileira.

O carregamento está a caminho “constituído por seis tanques com um total de 136 mil litros de oxigénio, equivalente a 14 mil (…) garrafas individuais”, disse Nicolás Maduro, lendo uma mensagem no seu telemóvel do governador do estado de Bolívar, que faz fronteira com o Brasil, Justo Noguera.

Maduro não esclareceu se este é um novo carregamento, uma vez que no sábado o Ministro dos Negócios Estrangeiros venezuelano, Jorge Arreaza, tinha afirmado que vários camiões carregados com cilindros de oxigénio deixariam a Venezuela nesse mesmo dia.

O Presidente Venezuelano apenas indicou que o material chegaria ainda este domingo à fronteira com o Brasil, em Santa Elena de Uairén, onde seriam entregues às autoridades do país vizinho.

“Estima-se que possam chegar [a Manaus] 14 horas mais tarde”, acrescentou, sublinhando que a Venezuela deve dar a sua vida, “se necessário, por solidariedade, amor”.

Desde quinta-feira, Manaus tem estado sob um recolher obrigatório diário de onze horas – entre as 19:00 e as 06:00 – devido ao caos causado pela Covid-19, que obrigou as autoridades a enviar os pacientes para outras cidades.

A medida foi anunciada pelo governador do estado do Amazonas, admitindo que, para além dos hospitais já fora de capacidade e cemitérios a transbordar, Manaus, a capital regional, enfrenta uma grave falta de garrafas de oxigénio para pacientes hospitalizados com covid-19 e que estão ligados a respiradores mecânicos.

O Brasil é um dos países mais afetados pela pandemia com o segundo maior número de mortes pelo vírus, atrás dos Estados Unidos, e com o terceiro maior número de infetados, a seguir aos Estados Unidos e Índia.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This