Alemanha volta a registar quase mil mortos em 24 horas

19 de Janeiro 2021

A Alemanha voltou a registar quase mil mortos por Covid-19 nas últimas 24 horas tendo sido contabilizados 11.369 novos contágios, segundo dados do Instituto Robert Koch (RKI).

O número total de casos no país, desde o princípio da pandemia, é de 2.052.028 e morreram, até ao momento, 47.622 pessoas, 989 nas ultimas 24 horas.

O máximo de contágios registou-se no passado dia 18 de dezembro com 33.777 infeções em 24 horas.

Na quinta-feira passada o número de óbitos foi de 1.244, em 24 horas.

Segundo o RKI, 1.716.200 pessoas conseguiram recuperar da doença sendo que há 302.326 casos continuam ativos, em todo o país.

No conjunto da Alemanha, a incidência acumulada nos últimos sete dias situa-se em 131,5 casos por cada 100 mil habitantes.

Na última semana somaram-se 109.365 novas infeções.

O pico da incidência registou-se no dia 22 de dezembro do ano passado com 197,6 novas infeções por cada 100 mil habitantes, no período de uma semana.

A Alemanha comunicou na segunda-feira 7.141 casos e 214 óbitos, os valores mais baixos das últimas semanas.

Mesmo assim, o RKI indicou no relatório diário publicado na tarde de segunda-feira que o estado da Renânia-Palatinado não tinha comunicado os dados e, por outro lado, o instituto não tinha recebido as cifras completas da Baviera e do Sarre.

O estado de Baden-Wurttemberg completou na segunda-feira os dados correspondentes ao dia anterior que entraram na contabilização comunicada no primeiro dia útil da semana.

O número de pacientes com Covid-19 nas unidades de cuidados intensivos ascendia na segunda-feira a 5.003 – mais 32 pacientes em 24 horas -, dos quais 2.869 – 34 mais do que no domingo -, necessitaram de respiração assistida, de acordo com os dados da Associação Interdisciplinar Alemã de Cuidados Intensivos e de Medicina de Urgência (DIVI).

Em apenas um dia registaram-se 547 novos internamentos de doentes com Covid-19 nas Unidades de Cuidados Intensivos sendo que os serviços registaram um decréscimo de 515 pessoas mas 39% corresponde ao número de óbitos.

O fator de reprodução (R) que tem em consideração as infeções num intervalo de sete dias, situa-se no conjunto da Alemanha em 0,89 o que significa que cada 100 infetados contagiam em média 89 pessoas.

Desde o dia 26 de dezembro, o número de pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra o Covid-19 na Alemanha ascende a 1.139.297, um valor que corresponde a 1,4% da população.

Até ao momento, 6.581 pessoas receberam a segunda dose da vacina.

A chanceler alemã e os chefes de governo regionais vão analisar hoje o impacto das atuais restrições para as prolongarem até meados de fevereiro.

Outras medidas vão ser agravadas por receio da propagação das novas variantes do novo coronavírus.

Está em discussão o uso obrigatório do uso de máscaras de proteção sanitária FFP-2 nos transportes públicos e nos estabelecimentos comerciais que ainda podem permanecer a funcionar.

O teletrabalho vai ser ampliado assim como pode vir a ser decretado o recolher obrigatório noturno, uma medida que alguns estados não consideram necessária.

Na Alemanha permanecem encerrados, desde meados do passado mês de dezembro, os estabelecimentos de ensino e o comércio não essencial e continua suspensa toda a atividade ligada a locais de divertimento, desporto, cultura e gastronomia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem dos Médicos procura ideias inovadoras para melhorar o sistema de saúde em Portugal

A iniciativa está aberta a todos os cidadãos – nacionais ou estrangeiros -, desde que organizados em grupos de dois a cinco elementos e com pelo menos um médico inscrito na Ordem dos Médicos. Desta forma, o Prémio Best Ideas in Healthcare pretende estimular a inovação e o empreendedorismo em saúde, mas também incentivar a criação de equipas multidisciplinares, entre médicos e outros profissionais

Luís Campos distinguido com o Prémio Nacional de Medicina Interna 2024

O Prémio Nacional de Medicina Interna 2024 foi atribuído a Luís Campos, fundador e presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente e comissário do Plano Nacional de Saúde 2021-2030, que ainda se destaca pelas suas funções atuais de presidente do Comité de Qualidade de Cuidados e Assuntos Profissionais da Federação Europeia de Medicina Interna e da coordenação da Medicina Interna da Clínica CUF Belém.

Luís Duarte Costa assume presidência da SPMI

Luís Duarte Costa acaba de tomar posse como presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) para o triénio 2024/2027. Os novos órgãos sociais tomaram posse na Assembleia Geral da sociedade que decorreu no último dia do 30.º CNMI.

OMS lança mecanismo para angariar mais dinheiro

 A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou no domingo um mecanismo destinado a angariar fundos “sustentáveis, previsíveis e flexíveis” para financiar as prioridades para o período 2025-2028.

Banco Alimentar recolheu 1.755 toneladas de alimentos

A campanha do Banco Alimentar contra a Fome recolheu este fim de semana 1.755 toneladas de alimentos em mais de 2.000 superfícies comerciais do país, avançou esta segunda-feira a instituição de solidariedade social.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights