Portal da Queixa regista recorde de quase 800 reclamações ao setor da Saúde

2 de Fevereiro 2021

O mês de janeiro foi o pior de que há registo no que toca a reclamações dirigidas à área da Saúde. Os portugueses condenam sobretudo a impossibilidade de serem atendidos por um médico, centrando as suas críticas no Serviço Nacional de Saúde.

O mês de janeiro foi o pior de que há registo no que toca a reclamações dirigidas à área da Saúde. Os portugueses condenam sobretudo a impossibilidade de serem atendidos por um médico, centrando as suas críticas no Serviço Nacional de Saúde.

Os dados são do Portal da Queixa, que, num estudo analítico, revela que se bateu o recorde com uma média de 25 queixas por dia, tendo-se registado um total de 787 entre 1 e 31 de janeiro. No período homólogo – janeiro de 2020 – foram anotadas 455 queixas, verificando-se este ano um aumento de 73%.

No mês passado, o SNS foi a entidade mais criticada (186 reclamações no Portal da Queixa), seguindo-se os Hospitais e Centros de Saúde (142), os Planos e Seguros de Saúde (135), os Grupos Privados de Saúde (115) e as Farmácias (74).

Segundo a análise, as reclamações recebidas refletem, sobretudo, a falta de acompanhamento necessário aos doentes e a preocupação em não conseguir atendimento médico, presencial ou por teleconsulta. A “impossibilidade de ser atendido por um médico” é o principal motivo de reclamação, gerando 36% das queixas, e a “falta de atendimento telefónico” o segundo, causando 34.4% das mesmas.

Em janeiro, o Portal da Queixa partilhou testemunhos de alguns portugueses. Carla Amoreira, que testou positivo para a Covid-19, denunciou na sua reclamação que ninguém a “quis avaliar nos serviços COVID e urgência USLCB”. Já Paula Teixeira reclama ter estado mais de doze horas à espera de uma consulta: “Já há 12h30m à espera nas urgências covid-19, tendo vindo a mando da médica da consulta Covid-19 e SNS 24. Não opção própria”. Inês Almeida reporta problemas no atendimento telefónico – “Não atendem e chegam a rejeitar chamadas”-, enquanto António Santos alerta para alta forçada “aos doentes covid apesar de testarem positivos e irem para o lar”.

Para Pedro Lourenço, CEO & Founder do Portal da Queixa by Consumers Trust: “O Serviço Nacional de Saúde continua a registar taxas de insatisfação muito elevadas de ano para ano, não demonstrando melhorias contínuas no serviço prestado”.
Em 2020, o total de reclamações dirigidas ao setor da Saúde foi de 7.277, um aumento de 80% face a 2019.

PR/HN/RA

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