Alexandra Freitas Farmacêutica; Diretora Técnica da AMPLIPHAR

Como retardar o processo de envelhecimento da pele?

05/04/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

Como retardar o processo de envelhecimento da pele?

04/05/2020 | Consultório

O envelhecimento é um processo natural que provoca alterações fisiológicas na pele. A pele envelhecida é normalmente mais seca, de textura irregular, apresenta rugas, redução da elasticidade e volume. O contorno facial pode também ser alterado durante este processo.

Por volta dos 30 anos, os primeiros sinais de envelhecimento começam a tornar-se visíveis na superfície da pele.

As rídulas ou pés-de-galinha aparecem em primeiro lugar e com o tempo as rugas, a perda de volume e de densidade.

O envelhecimento da pele está dependente de vários fatores internos e externos, como o tabaco, o stress, a alimentação e a exposição solar.

A exposição solar é um dos fatores que mais contribui para o envelhecimento precoce da pele. A exposição solar potencia o envelhecimento da pele, a tendência para a pele enrugar e secar e para o aparecimento de manchas.

A exposição ao sol constitui uma agressão que exige a ativação de vários fatores de defesa da pele. Quanto mais saudável, nutrida e hidratada estiver a pele, mais eficaz será essa defesa contra o mais potente fator pró envelhecimento, o sol.

A predisposição genética, a idade, o género ou raça podem determinar a qualidade da pele e constituem fatores intrínsecos do envelhecimento cutâneo que não controlamos.

Com o avanço da idade, a quantidade de ácido hialurónico na pele diminui, diminuindo também a hidratação e elasticidade da pele, o que contribui para o aparecimento de rugas e outros sinais de envelhecimento.

O ácido hialurónico promove a hidratação da pele, pois retém grande quantidade de água, dando à pele uma aparência firme e lisa.
Com o tempo, a pele perde ainda a capacidade de produzir colagénio e elastina, importantes para manter a firmeza e elasticidade da pele. A pele torna-se mais fina e regenera-se mais devagar.

O colagénio é a proteína mais importante do tecido conjuntivo, podendo representar até 30% do peso da proteína total do corpo e até 75% da proteína da pele. Para além das várias funções que desempenha, o colagénio une e fortalece os tecidos.

Uma rotina de beleza adequada, com os cosméticos adequados à idade e tipo de pele, a alimentação e outros cuidados ao nível do estilo de vida determinam e são importantes para uma pele “saudável”.

Como complemento dos cuidados tópicos, também os suplementos à base de colagénio, ácido hialurónico, vitaminas e minerais antioxidantes, são uma ajuda para retardar o processo de envelhecimento da pele e melhorar a aparência da pele, “tratando de dentro para fora”.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

LIVRE questiona Primeiro-Ministro sobre a privatização do Serviço Nacional de Saúde

Durante o debate quinzenal na Assembleia da República, a deputada do LIVRE, Isabel Mendes Lopes, dirigiu questões ao Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, relativamente a declarações proferidas pelo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Gandra d’Almeida, esta manhã, em Atenas, num evento da Organização Mundial de Saúde.

Ana Paula Gato defende fortalecimento dos centros de saúde no SNS

Ana Paula Gato, enfermeira e professora coordenadora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, apresentou  uma análise detalhada do Relatório do Observatório da Fundação Nacional de Saúde, numa iniciativa realizada no Auditório João Lobo Antunes da Faculdade de Medicina de Lisboa. A sua intervenção focou-se na importância dos centros de saúde como pilar fundamental do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e na necessidade de reforçar os cuidados de proximidade.

MAIS LIDAS

Share This