Costa elogia “sentido de urgência” dos 27 parlamentos

31 de Maio 2021

O primeiro-ministro português elogiou esta segunda-feira “o sentido de urgência” dos parlamentos nacionais a ratificação, em apenas cinco meses, da decisão dos recursos próprios da União Europeia (UE) que permitirá dar respostas à crise pandémica.

António Costa foi um dos convidados da 65.ª COSAC (Conferência dos Órgãos Especializados em Assuntos da União dos Parlamentos da União Europeia) que se realizou, por videoconferência, a partir da Assembleia da República, em Lisboa.

“A forma rápida como todos os parlamentos nacionais da UE concluíram na semana passada o processo de ratificação da decisão dos recursos próprios da União”, afirmou, “demonstra bem o sentido de urgência compreendida”.

“Desta vez”, tudo foi feito em cinco meses e não os 28 meses que demorou a fazer na crise anterior, afirmou o chefe do Governo português, a um mês de Portugal terminar a presidência portuguesa do Conselho da UE.

No seu discurso, elogiou, igualmente, a resposta “forte e articulada” da União à crise económica e social, “a maior desde a II Guerra Mundial”, causada pela pandemia de Covid-19, desde março de 2020, com “o mais robusto programa financeiro” de sempre.

Desde o Banco Central Europeu, que foi “decisivo no controle dos equilíbrios financeiros”, à “pronta resposta” da Comissão Europeia e do Conselho com as “linhas extraordinárias de apoio às empresas ao emprego e aos Estados necessitados” ou ainda com o processo de compra de vacinas.

Depois, falou das prioridades da presidência e apontou alguns dos objetivos alcançados, como o acordo para o Certificado Digital Covid-19.

A COSAC (Conferência dos Órgãos Especializados em Assuntos da União dos Parlamentos da União Europeia) foi criada em 1989 e é a primeira conferência interparlamentar a reunir delegações de parlamentares dos Estados-membros da UE e do Parlamento Europeu para debater temas da agenda europeia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Adiar a maternidade traz desafios para a preservação da fertilidade

A Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG) estima que os miomas uterinos apresentem uma prevalência de 20 a 40% nas mulheres em idade reprodutiva e de 70 a 80% aos 50 anos. Maior consciencialização sobre esta patologia e mais acesso aos cuidados de saúde tem facilitado a deteção precoce da doença. 

ONG critica falta de resposta a HIV/Sida em Angola

O responsável de uma rede de organizações angolanas lamentou hoje a deficiente resposta nacional ao HIV/Sida e falta de apoios, que diz levar ao encerramento de organizações comunitárias e à desistência dos tratamentos por parte dos doentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights