Dia de Portugal em Montreal com público e dedicadas aos comerciantes

5 de Junho 2021

A oitava edição do Festival Portugal Internacional de Montreal de 10 a 13 de junho será dedicado ao pequeno comércio da cidade canadiana, disse hoje à agência Lusa uma fonte da organização.

“Eu acho que o setor da nossa economia que sofreu mais foram os vários comércios, por causa das regras sanitárias. Os estabelecimentos estiveram fechados ao público, principalmente a restauração. Desde março de 2020, que os restaurantes em Montreal têm estado fechados (apenas com serviço de take out)”, afirmou Herman Alves.

O empresário de restauração e membro da comissão organizadora do Festival Portugal Internacional de Montreal lamentou ainda o fato também de “ser uma vítima da pandemia”, permitindo que agora se dedique mais o mundo dos espetáculos e da música.

“Para agradecermos à nossa comunidade e principalmente aos comerciantes que patrocinam o festival, serão convidados a marcaram presença física na sala de espetáculos”, acrescentou.

Inicialmente quando os promotores do evento planearam os espetáculos da Semana de Portugal, o objetivo era de serem exclusivamente online, não abertos ao público.

Com o desconfinamento e início da reabertura económica da província do Quebeque, na segunda-feira, poderão marcar presença física no Rialto Theatre, que vai acolher o festival, de até 250 espetadores.

“Devido a um decreto provincial, vamos poder receber espetadores. Claro, vão ter que respeitar as regras sanitárias, como a distância social, utilizar máscaras, lavar as mãos com desinfetante, e outras precauções”, realçou.

Os espetáculos serão gravados durante o dia e transmitidos às 20:00 (01:00 de Lisboa) através das redes sociais oficiais festival.

O programa da oitava edição do Festival Portugal Internacional de Montreal inicia-se no dia 10 de junho, com a cerimónia oficial do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, e apresentação do álbum “Amália Everywhere”.

O dia 11 de junho é dedicado ao fado e música do mundo, enquanto que o dia 12, destina-se à Família e Noite Popular. O dia 13 é dedicado à Arte, Cultura e noite lusófona.

A província francófona entre na fase laranja esta segunda-feira, permitindo pela primeira vez em oito meses, que os restaurantes possam servir clientes no interior.

Até agora, 63.6 da população elegível para a vacina contra a COVID-19 Já foi vacinada pelo menos com a primeira dose.

Na sexta-feira o Quebeque tinha 3.15 casos ativos da pandemia, com 279 novos casos e quatro mortes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Netanyahu recebe alta hospitalar após cirurgia à próstata

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, teve hoje alta hospitalar, quatro dias após ser submetido a uma intervenção cirúrgica à próstata, embora tenha abandonado brevemente o hospital dois dias antes para participar numa votação parlamentar do orçamento.

MSF alerta para a vulnerabilidade das crianças em Gaza durante o inverno

A organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) denunciou hoje a situação de vulnerabilidade que as crianças em Gaza enfrentam durante o inverno, após três bebés terem morrido de hipotermia devido à deterioração das condições de vida da população.

ULS de Coimbra recebe 209 novos Médicos Internos

A Unidade Local de Saúde de Coimbra deu as boas-vindas a 209 novos Médicos Internos, reforçando o compromisso com a formação médica e apelando a um compromisso sério com o Serviço Nacional de Saúde

Pedro Marques deixa Terceira para assumir ULS Lezíria

O presidente do conselho de administração do Hospital do Divino Espírito Santo da Ilha Terceira (HSEIT), nos Açores, Pedro Marques, deixou de exercer funções, segundo uma nota divulgada hoje pela unidade de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights