Tráfego aéreo de passageiros cai 86% em abril face a 2019

21 de Junho 2021

Os aeroportos nacionais receberam 739 mil passageiros em abril, menos 86% do que em igual mês de 2019, mas acima do registado em abril de 2020, quando a pandemia parou o tráfego nos aeroportos, revelou esta segunda-feira o INE.

As estatísticas rápidas do transporte aéreo, de abril, divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), registam o movimento de 739,4 mil passageiros (embarques, desembarques e trânsitos diretos) e de 14 mil toneladas de carga e correio, diminuindo 86% e 18,2%, respetivamente, face ao mesmo mês de 2019, antes da pandemia.

Para os passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais entre janeiro e abril de 2021, França foi o principal país de origem e de destino dos voos, seguido da Suíça e da Alemanha, segundo os dados.

Também em abril, aterraram nos aeroportos nacionais 6,5 mil aeronaves em voos comerciais, uma diminuição de 66,9% face a abril de 2019.

“O transporte aéreo continua a registar um tráfego ainda muito distante dos valores pré-pandemia”, conclui o instituto, precisando que 62,3% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais, em abril, corresponderam a tráfego internacional (85,7% no período homólogo), na maioria provenientes de aeroportos localizados no continente europeu (52,2%).

Quanto aos passageiros embarcados, o INE contabiliza 59,8% correspondentes a tráfego internacional (87,7% no período homólogo), tendo como principal destino aeroportos localizados no continente europeu (51,1%).

“Comparando o número de aeronaves aterradas e o número de passageiros desembarcados diariamente entre janeiro e abril de 2021 com o período homólogo de 2020, na segunda quinzena de março, que em termos homólogos coincide com o início das restrições adotadas ao nível do espaço aéreo devido à pandemia, especificamente nos últimos dias deste mês, verifica-se uma inversão da tendência e crescimento de ambos os indicadores, que se manteve durante o mês de abril”, afirma.

Contudo, ressalva que estes indicadores apresentaram níveis muito baixos tendo como referência o tráfego registado no mesmo período, antes da crise pandémica.

Entre janeiro e abril de 2021, registou-se uma diminuição de 5,6% de carga e correio movimentados nos aeroportos nacionais (-13,5% em 2020), tendo o movimento de mercadorias no aeroporto de Lisboa representado 66,1% do total, atingindo 34,7 mil toneladas (-11,6% face ao período homólogo), e o conjunto dos restantes aeroportos aumentado 9%

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights