Índia é o terceiro país do mundo a ultrapassar 400 mil mortes

2 de Julho 2021

A Índia tornou-se o terceiro país do mundo a ultrapassar as 400 mil mortes causadas pela Covid-19, depois dos Estados Unidos e do Brasil, indicou esta sexta-feira o Ministério da Saúde indiano.

Nas últimas 24 horas, o país registou 853 mortes, elevando para 400.312 o total de óbitos desde o início da pandemia.

A Índia é o terceiro país com mais mortes causadas pela doença, a seguir aos EUA (605.012) e ao Brasil (520.095), de acordo com o último balanço da Universidade norte-americana Johns Hopkins.

Seguem-se o México, que totaliza 233.248 mortos, e o Peru, com 192.687.

No último dia, a Índia diagnosticou ainda 46.617 novos casos da doença, contabilizando agora mais de 30,4 milhões de infeções acumuladas.

Depois dos EUA, é o país com mais casos a nível mundial.

A Índia viveu recentemente uma devastadora segunda vaga da pandemia, que atingiu o pico em meados de maio, com mais de 400 mil novos casos por dia, mas a curva de contágio tem vindo a descer nas últimas semanas.

A taxa de positividade dos testes de diagnóstico do novo coronavírus permanece abaixo dos 5% há 25 dias consecutivos, rondando atualmente os 2,48%, de acordo com o Ministério da Saúde indiano.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou que a pandemia está sob controlo quando a taxa de positividade de um país é inferior a 5%.

O número de pessoas (59.384) recuperadas da doença, nas últimas 24 horas, ultrapassou o número de novos casos pelo 50.º dia consecutivo, acrescentou o Ministério, em comunicado.

O total de casos ativos também continua a descer, rondando atualmente 509 mil, segundo a mesma fonte.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.949.567 mortos no mundo, resultantes de mais de 182,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.101 pessoas e foram confirmados 882.006 casos de infeção, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights