A Comissão Europeia adotou hoje uma decisão que garante que os certificados Covid-19 emitidos pela Suíça serão considerados equivalentes ao Certificado Digital Covid-19 da UE e que esta entra em vigor na sexta-feira.
Na prática, os titulares de um certificado suíço – cidadãos suíços, cidadãos da UE e cidadãos de países terceiros que residam na Suíça – poderão viajar dentro da UE nas mesmas condições que os titulares de um certificado da UE.
A reciprocidade pelas autoridades suíças em relação ao certificado da UE está incluída na decisão de hoje.
O certificado digital inclui informação sobre a vacinação, a recuperação da doença ou um resultado negativo de um teste PCR à Covid-19.
A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 4.004.996 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 185 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente feito pela agência France-Presse.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, a Índia ou a África do Sul.
Na Suíça reside uma comunidade de cerca de 260 mil pessoas de nacionalidade portuguesa, segundo dados de 2019 do Observatório da Emigração.
LUSA/HN
0 Comments