Macau em “estado de prevenção imediata” e “em risco de sofrer surto” comunitário

3 de Agosto 2021

O Governo de Macau declarou esta terça-feira o “estado de emergência imediata”, após identificar dois casos de Covid-19 e com as autoridades a afirmarem que o território “está em risco de sofrer um surto” comunitário.

O território foi notificado pelas autoridades da cidade vizinha chinesa de Zhuhai de que dois residentes de Macau tinham testado positivo à Covid-19 na segunda-feira, um deles um motorista afeto aos Serviços de Saúde.

O Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus anunciou já que a partir de agora todos aqueles que queiram sair de Macau terão obrigatoriamente de apresentar um teste negativo que tenha sido feiro nas últimas 24 horas.

Por outro lado, apelou à população para eu não abandone o território, “a não ser que seja necessário”.

Macau, que só identificou 61 casos desde o início da pandemia e não registou qualquer morte, bem como infeções entre profissionais de saúde, tem uma taxa de vacinação muito baixa: pouco mais de um terço da população e apenas 2% de vacinados entre os idosos com mais de 80 anos.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 4.227.765 mortos em todo o mundo, entre mais de 198,2 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência de notícias France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.378 pessoas e foram registados 972.127 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This