Açores com 25 novos casos em São Miguel e dois no Faial e 14 recuperações

9 de Agosto 2021

Os Açores registam esta segunda-feira 27 novos casos de Covid-19, 25 dos quais em São Miguel e dois na ilha do Faial, e contam 14 recuperações, 11 na Terceira e três em São Jorge.

De acordo com o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional, todos os casos de São Miguel correspondem a transmissão comunitária.

Há hoje mais 15 infeções pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 no concelho de Ponta Delgada, seis na Ribeira Grande, duas na Lagoa, uma na Povoação e uma em Vila Franca do Campo.

Os dois diagnósticos feitos na ilha do Faial estão relacionados com a cadeia de transmissão local existente na ilha.

A Autoridade de Saúde adianta ainda que, “no decurso da investigação epidemiológica, foi verificado que três casos positivos, inicialmente alocados ao concelho da Madalena, ilha do Pico, se encontram a residir no concelho da Horta”, no Faial.

Quanto às recuperações, nas últimas 24 horas foram registadas três no concelho de Angra do Heroísmo e oito na Praia da Vitória, na ilha Terceira, e três no concelho de Velas, em São Jorge.

Os internamentos devido à doença Covid-19 mantêm-se inalterados em relação a domingo, com seis pessoas hospitalizadas, mas há hoje um paciente em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).

No Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, estão internadas quatro pessoas e no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira há duas pessoas hospitalizadas, uma das quais em UCI.

O arquipélago tem atualmente 554 casos ativos de Covid-19, sendo 438 em São Miguel, 70 na Terceira, 20 no Faial, 15 em Santa Maria, seis no Pico e cinco em São Jorge.

Há sete cadeias de transmissão local primária ativas: duas no Pico, duas em São Jorge, duas em Santa Maria e uma no Faial.

Até ao presente foram extintas 223 em todas as ilhas.

Estão hoje em vigilância ativa 974 pessoas.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.055 casos de Covid-19. Recuperaram da doença 7.306 pessoas, 38 morreram, saíram do arquipélago 89 e 68 apresentaram prova de cura anterior.

Até 02 de agosto, foram vacinadas contra a Covid-19 nos Açores 145.562 pessoas com a primeira dose (61,5%) e 137.897 com vacinação completa (58,2%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

Na sexta-feira, o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, adiantou que o arquipélago tem 61% da população com a vacinação completa contra a Covid-19 e 64% com a primeira dose, aproximando-se das 300 mil doses aplicadas.

A Covid-19 provocou pelo menos 4.294.735 mortes em todo o mundo, entre mais de 202,8 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.467 pessoas e foram registados 986.967 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights