Prémio Dr. Santana Carlos atribuído a estudantes de mestrado em Fisioterapia do Politécnico de Setúbal

24 de Abril 2024

Inês Oliveira e Miguel Russo, fisioterapeutas e estudantes de mestrado no Politécnico de Setúbal (IPS), foram recentemente galardoados com o Prémio Dr. Santana Carlos, atribuído pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), através do seu Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão (CMRA).

O prémio, entregue no passado sábado, dia 20, na cerimónia de encerramento das Jornadas Internacionais CMRA 2024, reconhece a qualidade da comunicação apresentada com base num estudo desenvolvido no âmbito do projeto NOISyS, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que visa desenvolver um novo modelo para a reabilitação do membro superior em pessoas com AVC, com recurso a tecnologias emergentes baseadas na realidade virtual e interfaces cérebro-computador.

Os resultados apresentados, sob o título “Using Brain-Computer Interface and Virtual Reality for stroke rehabilitation: a Collaborative Design”, foram supervisionados pelas docentes Carla Mendes Pereira e Ana Isabel Almeida, no âmbito do mestrado em Prática Avançada de Fisioterapia em Neurologia, ministrado pela Escola Superior de Saúde (ESS/IPS), e por Athanasios Vourvopoulos, do Institute For Systems and Robotics (Universidade de Lisboa).

“Sentimos um orgulho muito grande em ver o nosso trabalho reconhecido. Acreditamos que, desta forma, conseguiremos melhorar a vida dos nossos utentes, por irmos ao encontro das suas necessidades e objetivos, auxiliados pelas novas tecnologias, expertise clínica e método científico”, referiu na ocasião a premiada Inês Oliveira.

O prémio, criado como forma de homenagear o mentor do Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão, Santana Carlos, visa contribuir para a promoção e desenvolvimento da investigação clínica na área da Medicina Física e Reabilitação.

Para informação detalhada sobre o projeto “NOISyS: Neuroadaptive Systems for Brain Restoration based on Virtual-Reality and Brain-Computer-Interfaces”, clique aqui.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights