Cabo Verde com mais 9 casos positivos na Praia e mais 13 recuperados

24 de Maio 2020

Cabo Verde registou hoje mais nove casos positivos de coronavírus, todos na cidade da Praia, elevando o total acumulado no país para 380, e mais 13 recuperados, que, pelo quarto dia consecutivo, são mais do que casos novos.

Em comunicado, o Ministério da Saúde cabo-verdiano informou que o Laboratório de Virologia analisou 104 amostras, das quais nove deram resultado positivo, e todos na cidade da Praia.

A mesma fonte referiu ainda que a capital do país registou mais 13 doentes recuperados, passando o total no município para 97, no quarto dia seguido em que as altas são superiores aos casos novos.

Cabo Verde passou a ter um acumulado de 380 casos de covid-19, três óbitos e 155 doentes recuperados (40,7%), mas apenas a ilha de Santiago apresenta ainda casos ativos da doença, num total de 231.

Todos os 56 casos diagnosticados na ilha da Boa Vista já foram dados como recuperados, o mesmo acontecendo com os três casos em São Vicente.

A ilha de Santiago, a única do arquipélago em estado de emergência, até às 24:00 do dia 29 de maio, totaliza 321 casos (84,5% do total do país) diagnosticados da doença, dos quais 313 na Praia, o principal foco da pandemia no arquipélago.

Dois doentes foram ainda transferidos para os seus respetivos países e Cabo Verde conta neste momento com 220 casos ativos de covid-19.

“Os doentes com infeção ativa continuam em isolamento e com evolução favorável, com exceção de um doente está em estado grave”, lê-se no comunicado, assinado pelo ministro da Saúde e Segurança Social de Cabo Verde, Arlindo do Rosário.

As autoridades de saúde cabo-verdiana reforçaram ainda o apelo para que as pessoas fiquem em casa e tomem os devidos cuidados para evitar a propagação da covid-19.

Também notaram que continuam a ser realizadas testes rápidos gratuitos para deteção de anticorpos da doença em diversos bairros do concelho da Praia.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou quase 330 mil mortos e infetou mais de 5,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,9 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This