Madrid tem mais de seis mil mortes em residências dos serviços sociais

3 de Junho 2020

A região de Madrid, a mais atingida em Espanha pela Covid-19, registou 6.007 mortes desde 08 de março nas residências dos serviços sociais da cidade devido à pandemia, que não estão contabilizados nos dados gerais anunciados diariamente.

Segundo o número fornecido pelo departamento da Saúde regional, 1.268 pessoas correspondem a óbitos confirmados pelo teste PCR, o mais fiável na deteção do vírus, e os restantes 4.739 a casos que apresentaram sintomas compatíveis com a doença.

O número total de mortes registadas nos 475 lares para idosos e nos 235 lares para deficientes e doentes mentais foi de 7.989 no citado período.

A informação estatística foi recolhida pelos diretores das residências da região e é enviada todas as terças e sextas-feiras ao Ministério da Saúde, assim como é feito por todas as comunidades autónomas espanholas.

Estas mortes não estão incluídas nos dados diários do Ministério da Saúde sobre o número de mortes com coronavírus, já que neste caso Madrid envia os óbitos ocorridos nos hospitais, com o teste PCR, que no último relatório enviado na terça-feira era de 8.691 pessoas.

Espanha é um dos países mais atingidos pela pandemia de Covid-19 que, a nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, já provocou mais de 377 mil mortos e infetou mais de 6,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Segundo os últimos números oficiais fornecidos na terça-feira, desde o início da pandemia passaram pelo hospital e faleceram devido à doença 27.127 pessoas num total de 239.932 de casos confirmados com Covid-19.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (106.180) e mais casos de infeção confirmados (mais de 1,8 milhões).

Seguem-se o Reino Unido (39.369 mortos, quase 278 mil casos), Itália (33.530 mortos, mais de 233.500 casos), o Brasil (31.199 mortes e mais 555 mil casos) França (28.940 mortos, mais de 188 mil casos) e Espanha (27.127 mortos, quase 240 mil casos).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IPG acolhe polo do Centro de Envelhecimento Ativo

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai acolher um polo do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo, que irá desenvolver atividades para criar melhores condições de vida aos idosos da região.

UC integra estudo mundial sobre aumento da obesidade

Mais de um bilião de pessoas vivem atualmente com obesidade no mundo, segundo um estudo internacional em que participaram investigadores da Universidade de Coimbra (UC), divulgou a instituição.

Quinze ULS terão equipas dedicadas na área da Saúde Mental

Os primeiros Centros de Responsabilidade Integrados dedicados à Saúde Mental vão arrancar em 15 Unidades Locais de Saúde, numa primeira fase em projeto-piloto e durante 10 meses, segundo uma portaria publicada em Diário da República.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights