PAN quer que o Governo reforce o número de especialistas em saúde pública

4 de Junho 2020

O partido político PAN (Pessoas-Animais-Natureza) solicitou esta quinta-feira ao Ministério de Saúde informação sobre as medidas de reforço da saúde pública que serão implementadas durante a fase de desconfinamento, a metodologia que deverá ser envolvida no trabalho de proximidade dos profissionais com a tecnologia emergente e os planos previstos para evitar uma segunda vaga de contágio.

A deputada Bebiana Cunha defende que “nesta fase é essencial haver um reforço dos profissionais da saúde pública, dos seus equipamentos e metodologias”. É neste sentido que a deputada alerta para a necessidade de reforçar o número de especialistas em saúde pública. “Temos realidades de um profissional por cada 80 mil pessoas, quando deveríamos ter um profissional por cada 25 a 30 mil pessoas. A importância de reforço e atualização destes profissionais, também ao nível tecnológico, tem sido validada nas sessões de trabalho do Infarmed. Precisamos de um programa funcional e eficaz de vigilância e alerta epidemiológico”.

O PAN quer que o Governo garanta um sistema de vigilância epidemiológica “eficaz” no risco do contágio e propagação do novo coronavírus em Portugal, defendendo que “as competências técnicas, científicas e as metodologias utilizadas pelos profissionais de saúde pública permitem controlar e garantir uma rápida supressão da doença Covid-19 na comunidade.”

A preocupação do aumento do número de casos na região de Lisboa e Vale do Tejo é também sentida por parte da Associação dos Médicos de Saúde Pública. O presidente da associação, Ricardo Mexia, defende, também, a necessidade de reforço de medidas de vigilância epidemiológica, uma vez que admite não ter “nenhuma explicação para o que está a acontecer em Lisboa” nem para o facto de “não acontecer noutras zonas de maior concentração, como, por exemplo, no Porto”.

PR/HN/ Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sindicatos de enfermeiros unem-se em compromisso pela enfermagem

Cinco sindicatos de enfermeiros uniram-se esta terça-feira em compromisso pela enfermagem e redigiram um memorando de entendimento com as reivindicações conjuntas, que pretende ser “um sinal de força” para a profissão, mas também para a negociação com o futuro Governo.

Ana Paula Mendes sobre Centro de Informação do Medicamento: “Vamos este ano assinalar os 40 anos de existência”

Em ano de 40.º aniversário, o Centro de Informação do Medicamento da Ordem dos Farmacêuticos quer “perceber com os farmacêuticos como é que o CIM-OF os tem auxiliado e como é que pode contribuir futuramente para a sua atividade diária”, mas pensa assinalar esta data “envolvendo todo o público-alvo: farmacêuticos e cidadãos”, adiantou ao HealthNews a diretora, Ana Paula Mendes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights