China considera “ridículo” estudo que aponta que doença surgiu em agosto

10 de Junho 2020

A China considerou hoje "ridículo" um estudo da Harvard Medical School que sugere que o novo coronavírus já se estava a alastrar em agosto passado, com base em dados do tráfego hospitalar e pesquisas na Internet.

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Hua Chunying, considerou “ridículo, incrivelmente ridículo, chegar a essa conclusão com base em observações superficiais, como o volume de tráfego”.

A pesquisa, que não foi revista por outros cientistas, usou imagens de satélite de parques de estacionamento de hospitais em Wuhan – onde a doença foi identificada pela primeira vez no final de 2019 – e dados do Baidu, o principal motor de pesquisa chinês, expondo um aumento na procura por termos relacionados com a doença como “tosse” e “diarreia”.

Os autores do estudo disseram que o aumento do tráfego hospitalar e os dados de pesquisa de sintomas em Wuhan precederam o início da pandemia do coronavírus em dezembro de 2019.

“Embora não possamos confirmar se o aumento do volume está diretamente relacionado com o novo vírus, as nossas evidências corroboram outros trabalhos recentes, que mostram que havia uma emergência antes dos primeiros casos relacionados com o mercado em Wuhan terem sido anunciados”, apontaram.

A pesquisa da Universidade de Harvard revela um aumento acentuado na ocupação nos parques de estacionamento dos hospitais em agosto de 2019, face ao mesmo período do ano anterior.

“Em agosto, identificamos um aumento único nas buscas por diarreia, que não foi observado nas épocas anteriores da gripe, nem refletido nos dados de busca da tosse”, acrescentou o estudo.

A pandemia de covid-19 já provocou quase 408 mil mortos e infetou mais de 7,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano passou a ser o que tem mais casos confirmados, embora com menos mortes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

BIAL reforça Conselho de Administração

A BIAL anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do Conselho de Administração da Fresenius e Chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu Conselho de Administração. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela biofarmacêutica. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights