Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira lança aplicação para utentes

12 de Junho 2020

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) lançou uma aplicação ‘online' para melhorar a acessibilidade dos utentes à informação de saúde e facilitar a comunicação com o hospital, anunciou aquela unidade com sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o CHUCB explica que a aplicação terá a denominação “MyCHUCB” e que estará disponível a partir de segunda-feira, gratuitamente.

“Com esta aplicação, os utentes passam a poder gerir de forma rápida e intuitiva os dados pessoais que constam no processo hospitalar de cada um e a aceder de forma simplificada a múltiplos serviços e funcionalidades do hospital, tudo isto à distância de um clique”, aponta a informação.

Entre os serviços, será possível “consultar e receber notificações de consultas, exames e cirurgias agendadas; cancelar ou pedir o reagendamento das mesmas; visualizar valores em dívida para pagamento; consultar o histórico de atos médicos realizados; pedir relatórios médicos e resultados de exames; responder a inquéritos de satisfação; apresentar reclamações ou sugestões que promovam a melhoria dos serviços; receber notícias do hospital; visualizar os tempos de espera na urgência; consultar farmácias de serviço e realizar navegação GPS até ao hospital”.

Acoplada à “MyCHUCB”, e a funcionar em breve, estará ainda a possibilidade efetuar ‘check-in’ automático ao balcão de admissão para consultas e exames, através da emissão de senhas virtuais na aplicação, e que lhe permitirá receber alertas de chamada da senha ou saber quantas pessoas tem à sua frente.

Outra das possibilidades que deverá entrar em funcionamento em breve e que abrangerá todos os utentes, mesmo os que não tenham a aplicação, prende-se com o envio de notificações dos agendamentos, através de mensagem de telemóvel.

Quanto à aplicação, o CHUCB explica que a mesma é gratuita, que estará disponível nas versões Android, IOS e Windows e que poderá ser descarregada na App Store, Google Play e em app.gov.pt.

“O suporte para autenticação na MyCHUCB é feito através do sistema de chave móvel digital, cumprindo todos os requisitos de segurança e privacidade definidos pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), ou, em alternativa, com base no número de telemóvel do utilizador, que terá de ser o mesmo que está registado no seu processo hospitalar”, acrescenta a informação.

Segundo o referido, esta aposta “faz parte da estratégia para a área das tecnologias da comunicação e informação, com vista à simplificação de processos, ao incremento da acessibilidade e equidade dos utentes aos cuidados de saúde e à melhoria da comunicação entre o hospital e o seu público-alvo, de modo a potenciar a eficiência das interações e dos sistemas associados”.

O desenvolvimento desta solução foi cofinanciado pelo Fundo Social Europeu (FSE) do Sistema de Apoios à Modernização Administrativa (SAMA).

O CHUCB tem sede na Covilhã e integra o Hospital Pêro da Covilhã e o Hospital do Fundão.

LUSA/HN

1 Comment

  1. Androidena

    O Centro Hospitalar Universitario Cova da Beira (CHUCB) lancou uma aplicacao online para melhorar a acessibilidade dos utentes a informacao de saude e facilitar a comunicacao com o hospital, anunciou aquela unidade com sede na Covilha, distrito de Castelo Branco.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

“Temos de atuar agora” foi a principal mensagem do 6.º Congresso CNC

O que nos espera na próxima década e como podemos impedir ou atrasar o aparecimento de doenças que acompanham o envelhecimento foram as principais questões colocadas na 6.ª edição do Congresso CNS, que se realizou no passado dia 13 de abril na Unidade de Lisboa do CNS | Campus Neurológico. A resposta foi consensual: temos de atuar agora.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights