Crianças com mais de 10 anos devem usar máscara nos ATL e os objetos devem ser higienizados

15 de Junho 2020

A Direção-Geral da Saude (DGS) divulgou este domingo orientações com medidas de prevenção e controlo para a reabertura dos Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL). As crianças com idade superior a 10 anos devem utilizar máscara e todos os objetos de atividades lúdico-pedagógicas devem ser regularmente higienizados.

O documento da DGS refere que todos os estabelecimentos que dinamizam atividades de tempos livres “têm de estar devidamente preparados para a abordagem de casos suspeitos de Covid-19, assim como para prevenir e minimizar a transmissão desta doença”.

As medidas de orientação prevêem que todas as crianças e jovens sejam organizados em grupos separados de maneira a garantir o distanciamento e a segurança. De forma a evitar o cruzamento de pessoas, devem ser definidos horários de entrada e de saída desfasados e definidos circuitos de entrada e saída das salas e espaços de atividades para cada grupo. No acesso ao estabelecimento deve ser acautelada a higienização das mãos à entrada e à saída com produtos de base alcoólica.

A DGS recomenda ainda que para além das medidas de distanciamento dentro das salas seja feita a higienização regular dos objetos lúdico-pedagógicos utilizados nas atividades. No documento é indicado ainda que todos os profissionais e crianças com mais de 10 anos devem usar máscara dentro do estabelecimento.

A publicação estabelece também as medidas de higienização ambiental a adotar, bem como os cuidados a ter no refeitório e nos transportes. O transporte coletivo de crianças e jovens implica o cumprimento do intervalo e da distância de segurança entre passageiros (exemplo: um por banco) e a redução da lotação máxima de acordo com a legislação vigente, entre outras medidas.

PR/HN/ Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights