Crianças com mais de 10 anos devem usar máscara nos ATL e os objetos devem ser higienizados

15 de Junho 2020

A Direção-Geral da Saude (DGS) divulgou este domingo orientações com medidas de prevenção e controlo para a reabertura dos Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL). As crianças com idade superior a 10 anos devem utilizar máscara e todos os objetos de atividades lúdico-pedagógicas devem ser regularmente higienizados.

O documento da DGS refere que todos os estabelecimentos que dinamizam atividades de tempos livres “têm de estar devidamente preparados para a abordagem de casos suspeitos de Covid-19, assim como para prevenir e minimizar a transmissão desta doença”.

As medidas de orientação prevêem que todas as crianças e jovens sejam organizados em grupos separados de maneira a garantir o distanciamento e a segurança. De forma a evitar o cruzamento de pessoas, devem ser definidos horários de entrada e de saída desfasados e definidos circuitos de entrada e saída das salas e espaços de atividades para cada grupo. No acesso ao estabelecimento deve ser acautelada a higienização das mãos à entrada e à saída com produtos de base alcoólica.

A DGS recomenda ainda que para além das medidas de distanciamento dentro das salas seja feita a higienização regular dos objetos lúdico-pedagógicos utilizados nas atividades. No documento é indicado ainda que todos os profissionais e crianças com mais de 10 anos devem usar máscara dentro do estabelecimento.

A publicação estabelece também as medidas de higienização ambiental a adotar, bem como os cuidados a ter no refeitório e nos transportes. O transporte coletivo de crianças e jovens implica o cumprimento do intervalo e da distância de segurança entre passageiros (exemplo: um por banco) e a redução da lotação máxima de acordo com a legislação vigente, entre outras medidas.

PR/HN/ Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights