Mais de 170 mil famílias timorenses receberam apoios do Governo devido à crise da Covid-19

15 de Junho 2020

Mais de 170 mil famílias em Timor-Leste, de um universo de cerca de 298 mil, já receberam um subsídio de 200 dólares do Governo no âmbito de medidas de resposta socioeconómica aos efeitos da pandemia.

Responsáveis do Ministério da Solidariedade Social e Inclusão (MSSI) explicaram aos jornalistas que o total inclui famílias em todos os 12 municípios, estando ainda a ser finalizado o processo para pagamento aos residentes no enclave de Oecusse-Ambeno.

Em causa está a mais complexa das medidas anunciadas pelo Governo que prevê um apoio mensal de 100 dólares (cerca de 92 euros) até um máximo de três meses, com o primeiro pagamento, devido ao atraso na implementação, a abranger dois meses.

Na primeira semana de implementação da medida, o Governo entregou às famílias mais de 34 milhões de dólares (30,27 milhões de euros), com o processo a continuar em vários pontos do país.

O complexo processo de pagamento tem sido marcado por alguns problemas, com milhares de reclamações de famílias que dizem não ter sido incluídas nas listas.

A Comissão Anticorrupção (CAC) informou por seu lado terem sido detetadas algumas irregularidades nos pagamentos, com críticas igualmente ao facto de não estarem a ser respeitadas e cumpridas as medidas de higiene e distanciamento social devido à Covid-19.

Timor-Leste não tem atualmente casos ativos de covid-19.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights