Numa breve entrevista gravada na segunda-feira à noite, António Costa destaca à cadeia de televisão norte-americana que em Portugal foi celebrado um protocolo entre as autoridades de saúde e os representantes da hotelaria nacional no sentido de garantir condições de segurança e de higiene a quem visitar o país.
“Portugal foi um dos países que mais testou por milhão de habitantes e apresenta números de confiança. Ora, a confiança é um fator essencial para a escolha do destino de férias”, sustenta o primeiro-ministro.
Na notícia, com cerca de três minutos, o repórter da CNN Fred Pleitegen assinala que o turismo português foi duramente atingido pela pandemia de Covid-19 e acrescenta que a economia portuguesa é das mais dependentes face à procura turística.
Logo a seguir, aponta também que Portugal foi dos países que mais cedo se confinou para combater a propagação do novo coronavírus e que as autoridades portuguesas são vistas como um caso de “sucesso” no controlo da pandemia.
Na reportagem, além de se mencionar que quem chega ao aeroporto de Lisboa é alvo de um controlo de temperatura, é entrevistado um casal alemão, no Largo Portas do Sol, na Freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, que diz sentir-se seguro na sua visita a Portugal.
Na segunda-feira, na apresentação da nova campanha do Turismo de Portugal, o primeiro-ministro deixou uma mensagem tendo então como alvo o mercado interno.
António Costa convidou os portugueses a fazerem férias “cá dentro” aproveitando o privilégio de visitarem ou redescobrir o país que por três anos consecutivos – 2017, 2018 e 2019 – foi considerado o melhor destino turístico do mundo.
“Se temos o privilégio de viver no melhor destino do mundo, então só nos resta aproveitá-lo”, argumentou.
“Temos de proteger a nossa saúde, mas temos também de proteger os rendimentos, o emprego e as empresas e de fazer viver estes territórios, que fazem de Portugal o melhor destino do mundo e que dependem muito de haver ou não haver turistas”, declarou ainda o primeiro-ministro.
Antes, o ministro da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira já tinha enfatizado a mensagem de que esta oportunidade de os portugueses serem turistas no seu país e também uma oportunidade para se investir nas comunidades nacionais, nas empresas portuguesas.
A campanha “TuPodes, Visita Portugal”, apresentada pelo presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, representa um investimento de dois milhões de euros, vai estar em exibição até ao final do ano e arranca esta terça-feira com o lançamento de um filme protagonizado por turistas de várias nacionalidades, que já visitaram Portugal e que apelam para que os Portugueses se deixem contagiar pela vontade de explorar os sons, as paisagens, a cultura ou a gastronomia do país.
LUSA/HN
0 Comments