Paris acusa EUA de provocação pelo fim da negociação sobre empresas digitais

18 de Junho 2020

O ministro francês das Finanças, Bruno Le Maire, acusou hoje os Estados Unidos de "provocação" pelo fim das negociações sobre a tributação às empresas digitais que decorriam no âmbito da OCDE.

“Confirmo que recebemos, assim como os nossos homólogos italiano, espanhol e britânico, uma carta do secretário do Tesouro Steven Mnuchin (na imagem) que diz que eles [Estados Unidos] não querem continuar as negociações na OCDE sobre os impostos às empresas digitais”, disse Bruno Le Maire à France Inter.

“Esta carta é uma provocação”, lamentou o ministro acrescentando que a França, o Reino Unido, a Itália e a Espanha já tinham informado os Estados Unidos, por carta, a intenção de alcançar “uma taxa justa para as empresas digitais, o mais rápido possível”.

“Estávamos a poucos centímetros de um acordo sobre a tributação aos ‘gigantes digitais’ que são talvez os únicos no mundo que estão a beneficiar com a pandemia do covid-19”, sublinhou Le Maire que se mostrou indignado com a forma como a França foi tratada pelos norte-americanos.

“Que maneira de tratar os aliados dos Estados Unidos (…) ameaçando-nos sistematicamente com sanções”, criticou frisando que a França não vai renunciar às taxas que foram implementadas por Paris em 2019.

“Nós vamos aplicar a tributação às empresas digitais em 2020 porque é uma questão de justiça”, disse recordando que a taxa francesa “nunca foi retirada” mas apenas suspensa durante alguns meses.

Em janeiro, a França anunciou o adiamento até ao final do ano da cobrança do imposto para que as negociações pudessem “correr da melhor maneira” no quadro da OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico).

No final do mês de janeiro, 137 países concordaram em alcançar até ao fim de 2020 um acordo sobre impostos às multinacionais digitais, sob a égide da OCDE.

“Ou os Estados Unidos voltam à posição inicial e chegamos a um acordo até ao final do ano ou passamos a aplicar as nossas taxas nacionais visto que os Estados Unidos são o único país a bloquear as negociações”, afirmou.

Face aos pro


ósitos da França em taxar as multinacionais digitais, a Administração norte-americana ameaçou “taxar até 100% os produtos franceses”.

NR/HN/Lusa

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights