Vacina desenvolvida no Chile avança para a fase de testes pré-clínicos

18 de Junho 2020

A vacina contra a Covid-19 que está a ser desenvolvida desde o início do ano no Chile, avançou para a fase de testes pré-clínicos, na tentativa de descobrir imunidade contra o novo coronavírus.

A informação foi adiantada esta quinta-feira pelo líder da equipa de pesquisa, Alexis Kalergis.

O professor da Universidade Católica disse numa videoconferência com a imprensa estrangeira no Chile que o projeto é um das dezenas que estão a ser desenvolvidos em todo o mundo e procura uma produção principalmente destinada à América do Sul.

O projeto segue o trajeto do anterior trabalho desenvolvido pela sua equipa para criar uma vacina contra o vírus sincicial respiratório.

“Já concluímos a formulação de alguns dos protótipos e estamos atualmente a desenvolver os ensaios pré-clínicos, que correspondem aos testes a nível laboratorial que demonstram a segurança e eficácia dos modelos experimentais”, explicou Kalergis.

Apesar do bom ritmo do projeto científico, a possibilidade de ter uma vacina demorará pelo menos dois anos, contando que o estudo evolua sem contratempos.

“Será necessário produzir a vacina em condições de boas práticas de fabrico, para cumprir a regulamentação nacional e internacional e, posteriormente, avaliar a sua segurança e imunogenicidade através de estudos clínicos”, acrescentou o perito, sobre o caminho que espera num futuro próximo.

Como o novo coronavírus continua a propagar-se a nível mundial, com mais de 8 milhões de pessoas infetadas pela Covid-19, a equipa da Universidade Católica está confiante de que o modelo da vacina pode ser favorável, uma vez que se baseia em investigações anteriores contra vírus respiratórios.

Kalergis acrescentou que, a nível internacional, existem diferentes linhas de ação no desenvolvimento das vacinas contra a Covid-19 e a chilena consiste na utilização de antigénios do próprio coronavírus.

Enquanto os cientistas chilenos trabalham no desenvolvimento de uma vacina, o país já se encontra entre os dez países do mundo com maior número de pessoas infetadas (220.628) e regista 3.615 mortes.

O Chile encontra-se atualmente em estado de emergência devido à pandemia. A população é obrigada ao recolher obrigatório noturno, mais de metade da população está em quarentena domiciliária, as fronteiras estão fechadas, bem como escolas e empresas que não são bens de primeira necessidade.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 445 mil mortos e infetou mais de 8,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights