Venezuela recebeu terceiro voo com ajuda humanitária da ONU

20 de Junho 2020

A Venezuela recebeu hoje um novo voo proveniente da Suíça e organizado pelas Nações Unidas, com 94 toneladas de ajuda humanitária para combater localmente a pandemia da covid-19.

Os voos anteriores realizaram-se a 8 de abril e 29 de maio e, segundo as autoridades locais, a Venezuela já recebeu em total mais de 200 toneladas de ajuda humanitária da ONU.

A carga foi recebida no Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maiquetía (norte de Caracas), pelo ministro venezuelano de Relações Exteriores, Jorge Izarra, o coordenador da ONU na Venezuela, Peter Grohmann e o embaixador da Suíça em Caracas, Didier Chassot.

A nova ajuda humanitária contém suprimentos médicos, medicamentos, trajes de proteção para os trabalhadores da saúde e produtos para tratar água, que deverão beneficiar 1,3 milhões de pessoas.

“Estes suprimentos vitais permitirão continuar a apoiar oportunamente o combate à pandemia no país e a focalizar a ajuda nas necessidades mais prementes nos estados priorizados, com base nos princípios de humanidade, imparcialidade, neutralidade e independência”, disse o coordenador da ONU aos jornalistas.

Segundo Peter Grohmann o voo foi o resultado de um esforço conjunto entre a ONU, a Suíça, a Organização Panamericana da Saúde, a Organização Mundial da Saúde, a Unicef, o Fundo da População das Nações Unidas (UNFPA) e a Organização Internacional para as Migrações, entre outras.

“Continuaremos a trabalhar em conjunto para garantir que a assistência chega às pessoas que mais necessitam, de maneira transparente e respondendo às suas principais necessidades”, frisou.

Para o embaixador suíço, Didier Chassot, “esta operação ilustra o firme compromisso da Suíça pelo respeito estrito pelos princípios humanitários, as boas práticas humanitárias, permitindo que seja prestado apoio a populações vulneráveis”.

O ministro venezuelano de Relações Exteriores, Jorge Arreaza, agradeceu a ajuda humanitária que, disse, “é importante, porque a Venezuela, como outros países que são agredidos [por sanções norte-americanas] necessita do multilateralismo, necessita que a ONU possa responder em momentos em que os ataques, as agressões e as sanções aumentam”.

Jorge Arreaza anunciou que nos próximos dias a Venezuela prevê receber um voo de ajuda técnica humanitária procedente da Turquia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights