Brasil contabiliza mais de 1,6 milhões infeções e 64 mil mortes de Covid-19

6 de Julho 2020

O Brasil já registou um total de 1.603.055 casos confirmados de infeção e 64.867 óbitos provocados pela Covid-19, segundo a última atualização de dados realizada esta segunda-feira pelo Ministério da Saúde do país.

Nas últimas 24 horas o maior país da América do Sul confirmou 26.051 casos e 602 mortes provocadas pela doença.

O Governo brasileiro informou também que há 631.902 pessoas infetadas em acompanhamento e outras 906.286 já são consideradas recuperadas da Covid-19.

Um consórcio formado pelas principais empresas de comunicação social brasileiras, que também divulga estatísticas com dados compilados junto às Secretarias de Saúde dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, destacou que o país soma 64.900 mortes e 1.604.585 casos confirmados da doença.

A região sudeste do país continua a ser a mais afetada, somando 553.147 casos e 29.750 óbitos na pandemia.

Dentro desta região, que concentra os três estados mais populosos do Brasil, São Paulo e o Rio de Janeiro lideram em número de óbitos e de casos confirmados de infeção com o novo coronavírus.

São Paulo, o estado mais rico e desenvolvido país, aparece na frente nestas estatísticas com 320.179 casos e 16.078 mortes provocadas pela Covid-19, seguido pelo Rio de Janeiro, com 121.292 infeções confirmadas e 10.667 óbitos.

O estado do Ceará, no nordeste do país, registou até à noite de hoje 121.464 casos e 6.441 óbitos provocados pelo novo coronavírus, superando o Rio de Janeiro em infeções confirmadas, mas não no número de mortes.

Segundo país do mundo mais afetado pela pandemia, atrás apenas dos Estados Unidos em registo de casos e de óbitos, o Brasil não conseguiu determinar quando ocorrerá o pico da doença nem quando a curva de infeção vai começar a baixar.

Neste cenário incerto, os governadores de estado e os prefeitos das cidades brasileiras, pressionados por questões económicas e pelo próprio Governo central, colocaram em curso planos de reabertura autorizando a volta do comércio de rua, de atividades religiosas, culturais, desportivas e até mesmo o funcionamento de bares.

A reabertura económica tem sido vista com ceticismo por especialistas que alertam sobre o risco de a reabertura prolongar os impactos da pandemia no país se houver uma alta súbita de casos e das mortes.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 531 mil mortos e infetou mais de 11,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais morte.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights