Secretária de Estado do Turismo afirma que “mais do que lamber as feridas, compete-nos reagir”

9 de Julho 2020

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, afirmou esta quinta-feira que, "mais do que lamber as feridas”, compete ao país reagir perante as consequências da pandemia da Covid-19, e realçou a importância da cooperação.

“Mais do que lamber as feridas, compete-nos reagir. Neste âmbito, a cooperação pode ser uma das soluções para a situação que vivemos”, afirmou Rita Marques, que se deslocou às Termas de Monfortinho, onde presidiu à inauguração do Posto de Turismo local e assinalou a reabertura da fronteira.

A governante sublinhou que Portugal preparou um plano de reabertura, acautelando todas as condições e realçou que este é um sinal de que o país está pronto a receber quem o quer visitar.

Já sobre as estâncias termais, realçou que são muitas em Portugal e entende que se trata de uma oferta turística que faz sentido promover como um produto associado ao bem-estar.

“Podemos afirmar a nossa competitividade das estâncias termais junto do mercado espanhol e é isso que estou também aqui a fazer juntamente com a Extremadura [espanhola], procurar promover o mercado ibérico de forma conjunta para podermos captar o interesse dos espanhóis e de todos aqueles que aterrem em Espanha”, afirmou.

Rita Marques referiu-se ainda ao IC-31, uma infraestrutura rodoviária de ligação a Espanha há muito reclamada.

Apesar de não ser da competência da sua Secretaria de Estado, a governante sublinhou que a mesma está contemplada no mapa de investimentos de natureza pública.

“Penso que temos as condições para fazer avançar o projeto, que não é da competência da Secretaria de Estado [Turismo], mas que passarei aos colegas das Infraestruturas mais este sinal que me foi dado aqui”, concluiu.

É que, momentos antes, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo jacinto, voltou a relembrar a necessidade de construir esta via rodoviária de ligação a Espanha, tal como o fez o alcaide de Moraleja, César Herrero, e a própria conselheira da Junta da Extremadura (Espanha) para a Cultura, Turismo e Desporto, Nuria Flores Redondo.

Esta responsável realçou a relação histórica e cultural entre Portugal e Espanha e sublinhou a importância do turismo como uma ferramenta para o desenvolvimento social e económico da raia portuguesa e espanhola.

“O IC-31 que avance. O futuro dos nossos povos está no turismo”, concluiu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights