Debate ibérico sobre impacto da pandemia no turismo

15 de Julho 2020

O impacto da pandemia de Covid-19 no turismo é o tema do primeiro debate online realizado conjuntamente pelas agências de notícias de Portugal e Espanha, Lusa e Efe, hoje e quinta-feira.

O fórum virtual conjunto – que será transmitido através de uma plataforma online e das redes sociais de ambas as agências – resulta de uma parceria inédita entre a Lusa e a Efe, no contexto do EURAGORA, financiado pelo projeto-piloto europeu Stars4Media, que pretende apoiar a inovação no setor dos media, através da formação e da cooperação transfronteiriça dentro da União Europeia.

Para inaugurar a parceria, Lusa e Efe escolheram o tema do turismo, que está a sofrer efeitos devastadores com a pandemia de Covid-19, particularmente na Península Ibérica.

Organizações internacionais, comissários europeus, ministros e autarcas, representantes da indústria e dos consumidores dos dois países vão debater dois grandes tópicos: “Segurança, o que esperam os consumidores, como respondem indústria, governos, União Europeia?” (dia 15 de julho, às 10:00 de Lisboa) e “Reinvenção e oportunidades: sol e praia/urbano e cultural/turismo rural” (dia 16 de julho, às 10:00 de Lisboa). Ambos podem ser acompanhados Aqui e Aqui.

O primeiro debate – que será moderado pelos presidentes da Lusa e da Efe, Nicolau Santos e Gabriela Cañas, respetivamente – contará com o comissário europeu Thierry Breton, representantes da Organização Mundial do Turismo e da Organização Mundial da Saúde, os ministros português (da Economia) e espanhola (do Turismo), que tutelam a área, e representantes do setor (AHP, em Portugal, e Mesa del Turismo, em Espanha) e dos consumidores (Deco, em Portugal, e OCU, em Espanha).

O segundo debate – que será moderado pelos diretores de Informação da Lusa e da Efe, Luísa Meireles e José Manuel Sanz, respetivamente – contará com a comissária europeia Elisa Ferreira, a responsável pelos fundos europeus para projetos ibéricos, Elena de Miguel, e a administradora delegada em Portugal do projeto hispano-luso Gerês-Xurês, Sónia Almeida.

O tema será ainda debatido por representantes das regiões turísticas de Algarve e Baleares e pelos autarcas de Madrid e Lisboa, bem como por representantes da indústria e dos clientes.

A Europa é a região mais visitada do mundo e acolhe países líderes do setor do turismo, como França, Espanha, Itália, Grécia ou Portugal. O setor do turismo representa 10% do Produto Interno Bruto (PIB) da União Europeia, onde emprega cerca de 27 milhões de pessoas (12% do mercado de trabalho comunitário).

Em Portugal, o setor do turismo é a maior atividade económica exportadora, tendo sido, em 2019, responsável por 52,3% das exportações de serviços e por 19,7% das exportações totais. Nesse ano, as receitas turísticas registaram um contributo de 8,7% para o PIB nacional português.

Segundo dados da Organização Mundial de Turismo, o turismo representa 12% do PIB de Espanha, que, em 2019, recebeu perto de 84 milhões de turistas internacionais. No ano anterior, Espanha havia sido o segundo destino mundial de chegadas e estadias por turismo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Malária matou 31 angolanos por dia em 2024

A malária matou 11.447 pessoas em Angola em 2024, uma média de 31 mortes por dia em quase 12 milhões de casos notificados no ano passado, anunciaram hoje as autoridades angolanas, garantindo investimentos na prevenção e tratamento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights