Baxter estabelece parceria com ZeoSys Medical para disponibilizar tecnologia de recaptação de gás anestésico

16 de Julho 2020

A Baxter, líder global na produção e fornecimento de medicamentos estéreis, anunciou esta quarta-feira um acordo de colaboração com a a ZeoSys Medical para comercializar tecnologia de captação e reciclagem de gases anestésicos. O objetivo é promover a fornecer tecnologias inovadoras e sustentáveis aos hospitais.

“A tecnologia de recaptação de gás anestésico da ZeoSys Medical consiste em dois componentes: um filtro que separa o gás anestésico do ar expirado para uma captação e armazenamento seguros, e uma unidade de controlo de enchimento, que monitoriza o estado do canister para sinalizar a sua substituição adequada. Ambos os componentes foram desenvolvidos para funcionar com equipamentos de anestesia já existentes e permitem uma instalação simples numa variedade de configurações clínicas, incluindo blocos e salas de cirurgia.”

Quando os canisters estiverem cheios, são substituídos pela Baxter, que procede ao envio dos canisters usados para uma unidade especializada que separa o anestésico usado. As duas empresas estão a concluir o desenvolvimento e as aprovações regulatórias para transformar a esterilização e reprocessamento de gases num medicamento licenciado, criando um sistema completo de economia circular para anestésicos inalatórios.

De acordo com o  vice-presidente da Unidade de Negócio de Medication Delivery e Pharmaceuticals da Baxter na Europa,  Andrew Goldney, esta nova modalidade poderá ajudar as unidades de saúde a “aumentar a eficiência, reduzir o desperdício e minimizar o impacto ambiental”. Os anestésicos inalatórios são agentes fundamentais na realização de procedimentos cirúrgicos seguros para os doentes.

É neste sentido que Andrw Goldney garante que “através da formação especializada em administração de anestesia de baixo fluxo, fornecendo gases anestésicos em frascos de alumínio recicláveis e, introduzindo agora, a tecnologia de recaptação de gases, os hospitais podem optar por um anestésico inalatório com base nos benefícios clínicos que melhor respondem às necessidades do doente e aos objetivos de sustentabilidade aliados aos cuidados de saúde.”

Estima-se que esta tecnologia de recaptação de gás anestésico esteja disponível no terceiro trimestre de 2020, num lançamento faseado em países europeus selecionados, com lançamentos futuros noutros mercados em todo o mundo. Os termos adicionais do contrato não foram divulgados.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights