ONU alerta para consequências pesadas da pandemia em países árabes

23 de Julho 2020

As Nações Unidas alertaram hoje para as pesadas consequências da pandemia nos países árabes, que poderão sofrer uma contração económica de 5,7%, empurrando milhões para a pobreza e agravando o sofrimento de populações afetadas por conflitos armados.

Em 13 de julho, o Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu as previsões de crescimento para o Médio Oriente para o nível mais baixo em mais de 50 anos, devido ao “duplo choque” dos baixos preços do petróleo e à pandemia de covid-19.

As economias do Médio Oriente e norte de África deverão contrair, em média, 5,7% este ano, com quedas até 13% nos países em guerra, informou o FMI na atualização das perspetivas económicas regionais.

Por essa razão, a Comissão Económica e Social das Nações Unidas para a Ásia Ocidental prevê que mais 14,3 milhões de pessoas sejam empurradas para a pobreza, elevando o número total para 115 milhões, o que representa um quarto do total da população da região, pode ler-se num relatório divulgado hoje.

Mais de 55 milhões de pessoas na região contavam com ajuda humanitária antes da crise da covid-19, incluindo 26 milhões de deslocados, segundo a ONU.

Os países árabes tomaram rapidamente medidas para travar a propagação do novo coronavírus, em março, impondo o confinamento, restringindo as viagens e proibindo grandes reuniões públicas, incluindo peregrinações religiosas.

No seu conjunto, os países árabes registaram mais de 830.000 casos de covid-19 e pelo menos 14.717 mortes provocadas pela doença, o que equivale a uma taxa de infeção de 1,9 por 1.000 habitantes e de 17,6 mortes por 1.000 casos, menos de metade da média global, de 42,6 mortes, de acordo com a ONU.

Os países ricos do Golfo foram atingidos pela pandemia numa época de preços baixos do petróleo, agravando a pressão sobre a economia.

Países de rendimento médio, como a Jordânia e o Egito, viram o turismo praticamente desaparecer, além de uma queda nas remessas dos cidadãos que trabalham no estrangeiro.

Até agora, a Líbia e a Síria, devastadas pela guerra, registaram surtos relativamente pequenos. Mas no Iémen, onde cinco anos de guerra civil já tinham gerado a pior crise humanitária do mundo, o vírus está a espalhar-se no sul, controlado pelo governo, enquanto os rebeldes no norte não divulgam informações.

Rola Dashti, responsável pela comissão da Organização das Nações Unidas (ONU), instou os países árabes a “transformar esta crise numa oportunidade”, aproveitando para abordar problemas existentes antes da pandemia, como a fragilidade das instituições públicas, a desigualdade económica e a dependência excessiva de combustíveis fósseis.

“Precisamos de investir na sobrevivência das pessoas e das empresas”, disse.

As medidas para combater a pandemia paralisaram setores inteiros da economia mundial e levaram o FMI a fazer previsões sem precedentes nos seus quase 75 anos: a economia mundial poderá cair 4,9% em 2020, arrastada por uma contração de 8% nos Estados Unidos, de 10,2% na zona euro e de 5,8% no Japão.

A pandemia já provocou mais de 617.500 mortos e infetou mais de 15 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Humberto Martins Lidera Nova Direção da SRSRA-OF para o Triénio 2025-2027

Os novos órgãos sociais da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF) tomaram posse para o triénio 2025-2027. A cerimónia, realizada no Salão Nobre da Sede da Ordem em Lisboa, marcou o início das funções da nova Direção Regional, liderada por Humberto Martins, e dos restantes órgãos, incluindo a Mesa da Assembleia, Conselho Fiscal e Conselho Jurisdicional.

14.ª Reunião VaP-APIC: Avanços e Desafios no Tratamento Percutâneo Valvular

Entrevista exclusiva ao Healthnews com o Dr. Pedro Carrilho Ferreira, presidente da Comissão Organizadora da 14.ª Reunião VaP-APIC, que decorre nos dias 20 e 21 de março, no Dolce CampoReal, em Torres Vedras. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais para debater inovações e tendências no tratamento percutâneo da doença valvular cardíaca, com foco na multidisciplinaridade e formação.

Laboratório Edol promove literacia e rastreio dermatológico nos Açores

O Laboratório Edol, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, o Governo Regional dos Açores e a Unidade de Saúde da Ilha do Faial, promove uma iniciativa de literacia e rastreio dermatológico na Horta, nos dias 21 e 22 de março, dirigida a idosos e crianças do 1º ciclo.

António Hilário: “APSA planeja futuro focado no envelhecimento digno”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, António Hilário David, Diretor Executivo da Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA), revela os desafios e conquistas na integração de pessoas com Síndrome de Asperger na sociedade portuguesa. Desde a criação da APSA em 2003 até os planos futuros para o envelhecimento, António Hilário David destaca a importância da inclusão escolar, profissional e social, bem como a necessidade de melhorias no sistema de saúde para apoiar melhor esta comunidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights