Especialistas alertam para necessidade de garantir a saúde da visão no SNS

24 de Julho 2020

A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) alerta para a necessidade de alterar a forma como os cuidados de saúde da visão em Portugal são prestados, em especial no período pós Covid. Os especialistas defendem a assistência médica em centros de saúde.

O alerta divulgado na revista “Journal of Optometry” refere que a pandemia da Covid-19 veio agravar as fragilidades dos doentes no acesso aos cuidados de saúde no SNS, defendendo, por isso, uma mudança de paradigma na assistência médica dos doentes. “ No caso da especialidade de oftalmologia, as barreiras no acesso aos cuidados para a saúde da visão no SNS são crónicas, gigantescas e aumentam de ano para ano, sendo que a pandemia de COVID-19 apenas veio agravar a situação para um patamar ainda mais crítico.”

De acordo com a associação “as causa das longas listas de espera de consulta hospitalar da especialidade de oftalmologia há muito que estão identificadas e também se agravaram com a pandemia. A falta de cuidados primários da saúde da visão no SNS e a exclusão dos optometristas de equipas oftalmológicas diferenciadas, multissetoriais e multidisciplinares continuam a ser o principal obstáculo para garantir o acesso universal aos cuidados para a saúde da visão, em Portugal.”

Para responder às dificuldades dos doentes, os optometristas defendem que “a abordagem da prestação de cuidados oftalmológicos deve seguir a mesma orientação dos demais serviços de saúde, diferenciados por níveis primário e secundário, integrados na comunidade, protegendo e promovendo a saúde da visão”. A criação de plataformas de cuidados primários de saúde da visão é uma das soluções identificadas por estes profissionais para resolver “este problema crónico do SNS”.

A medida, suportada pela proximidade, pode garantir o atendimento de um doente com problemas de visão. “Mais do que implementar melhores práticas de custo-benefício, consensualmente assumidas e aceites, é necessária uma mudança que proteja a saúde pública, os doentes e os profissionais e, que ofereça um atendimento de proximidade e em tempo útil.”

A APLO assegura que “cerca de 60% das causas de problemas da saúde da visão em Portugal poderiam ser tratadas ao nível de cuidados primários.”

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights