Papel das tecnologias na gestão de doentes com AVC

24 de Julho 2020

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) vai realizar esta sexta-feira, às 17h00, um debate sobre a importância do aproveitamento das tecnologias “no apoio ao tratamento multidisciplinar dos doentes”. […]

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) vai realizar esta sexta-feira, às 17h00, um debate sobre a importância do aproveitamento das tecnologias “no apoio ao tratamento multidisciplinar dos doentes”. O objetivo é analisar a forma como as medidas motivadas pela Covid-19 podem contribuir para a melhoria da gestão de doentes com AVC.

O webinar que decorre hoje visa promover o debate entre profissionais de saúde sobre “o papel da tecnologia e das ferramentas digitais na gestão do doente com AVC”. De acordo com João Sargento Freitas, neurologista e moderador do evento, é uma realidade que “a tecnologia e os canais digitais são, mais do que nunca, incontornáveis na organização e funcionamento de qualquer âmbito de atividade”, defendendo uma análise que permita verificar possíveis benefícios do uso das tecnologias para melhorar a prestação de cuidados de saúde aos doentes”.

O nerologista refere, ainda, que relativamente ao AVC “cada hora é valiosa e pode ser essencial para salvar a vida de uma pessoa ou menorizar o impacto de sequelas decorrentes do ataque cerebral”.

A SPAVC considera que a tecnologia tem facilitado o atendimento e tratamento dos doentes com AVC, viabilizando a recuperação de áreas do cérebro afetadas.

Na mesma linha de pensamento Mariana Dias, também moderadora da sessão, salienta que este cenário foi “intensificado com a aceleração digital exigida pela reestruturação dos cuidados de saúde face à pandemia da Covid-19”. A especialista de Neurologia reforça a importância de refletir, no momento atual, sobre as aprendizagens consolidadas, “repensado o acompanhamento dos doentes nas várias fases de abordagem do AVC”.

Temas como a Telemedicina, as apps para smartphones úteis para “strokologistas“, as plataformas de comunicação entre pares, e as ferramentas de apoio ao tratamento multidisciplinar dos doentes, facilitando a partilha de dados e de exames imagiológicos para um melhor e mais rápido diagnóstico, estarão em debate na sessão que decorre hoje ao final da tarde.

A sessão online vai contar com a participação de conotados profissionais de saúde a nível nacional e internacional.

Esta iniciativa, que conta com o apoio exclusivo da Allm, destina-se a profissionais de saúde, os quais poderão solicitar acesso através dos vários canais de comunicação da SPAVC.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Brasil aprova vacina em dose única contra a chikungunya

As autoridades sanitárias brasileiras aprovaram hoje o registo de uma vacina em dose única contra a chikungunya, um fármaco desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva.

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights