Toda a situação de emergência em Portugal provocada pala pandemia analisada em livro

24 de Julho 2020

Escrito em pleno pico da pandemia e do ponto de vista de uma especialista, o livro relata os desafios dos profissionais de saúde, a forma como os grupos mais vulneráveis foram protegidos e as políticas adotadas pelo Estado português para combater a Covid-19. O lançamento do novo eBook foi feito esta quinta-feira pela editora PACTO.

Titulado “Serviço Social em Emergência de Saúde Pública – Covid-19”, o livro em suporte digital faz uma análise de toda a situação de emergência em Portugal associada ao novo coronavírus. Escrito em plena pandemia pela especialista Maria Irene de Carvalho, com a colaboração de mais 27 autores, aborda os momentos mais marcantes da pandemia.

“Ainda há muito por saber e descobrir em relação a este vírus que tornou o ano de 2020 um dos mais atípicos das últimas décadas. No entanto, esta obra realiza uma sistematização e análise dos efeitos da pandemia, a partir de informações e dados recolhidos até ao momento da sua publicação”, refere a editora.

O combate à COVID-19 tem exigido aos governos a tomada de fortes medidas de política, tais como o encerramento de escolas, restrições nas viagens e medidas de quarentena, inclusive em serviços sociais de prestação de cuidados em instituições. É neste sentido que surge o novo eBook onde é feita uma análise das medidas de contingência adotadas pelo Estado português e em organizações e instituições (hospitais, autarquias e instituições de solidariedade social) de forma revelar o papel do Serviço Social nestes contextos de proteção das populações e dos colaboradores, com casos práticos.

Pensado para profissionais de saúde e estudantes de medicina os conteúdos incluem temas como “a sociedade do risco e a pandemia de COVID-19”, “Plano de orientação estratégica para combater a doença em Portugal: medidas de preparação, medidas de resposta, medidas de recuperação”, “O papel do Serviço Social em situação de emergência em saúde pública”, “Planos de contingência institucionais e casos práticos em: hospitais”, entre outros.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS do Oeste em processo de certificação pela ERAS

A Unidade Local de Saúde do Oeste encontra-se em processo de certificação do programa ERAS – Enhanced Recovery After Surgery para a Cirurgia Colorretal nos Serviços de Cirurgia Geral das Unidades Hospitalares de Caldas da Rainha e de Torres Vedras. O anúncio foi feito esta segunda-feira.

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights