Toda a situação de emergência em Portugal provocada pala pandemia analisada em livro

24 de Julho 2020

Escrito em pleno pico da pandemia e do ponto de vista de uma especialista, o livro relata os desafios dos profissionais de saúde, a forma como os grupos mais vulneráveis foram protegidos e as políticas adotadas pelo Estado português para combater a Covid-19. O lançamento do novo eBook foi feito esta quinta-feira pela editora PACTO.

Titulado “Serviço Social em Emergência de Saúde Pública – Covid-19”, o livro em suporte digital faz uma análise de toda a situação de emergência em Portugal associada ao novo coronavírus. Escrito em plena pandemia pela especialista Maria Irene de Carvalho, com a colaboração de mais 27 autores, aborda os momentos mais marcantes da pandemia.

“Ainda há muito por saber e descobrir em relação a este vírus que tornou o ano de 2020 um dos mais atípicos das últimas décadas. No entanto, esta obra realiza uma sistematização e análise dos efeitos da pandemia, a partir de informações e dados recolhidos até ao momento da sua publicação”, refere a editora.

O combate à COVID-19 tem exigido aos governos a tomada de fortes medidas de política, tais como o encerramento de escolas, restrições nas viagens e medidas de quarentena, inclusive em serviços sociais de prestação de cuidados em instituições. É neste sentido que surge o novo eBook onde é feita uma análise das medidas de contingência adotadas pelo Estado português e em organizações e instituições (hospitais, autarquias e instituições de solidariedade social) de forma revelar o papel do Serviço Social nestes contextos de proteção das populações e dos colaboradores, com casos práticos.

Pensado para profissionais de saúde e estudantes de medicina os conteúdos incluem temas como “a sociedade do risco e a pandemia de COVID-19”, “Plano de orientação estratégica para combater a doença em Portugal: medidas de preparação, medidas de resposta, medidas de recuperação”, “O papel do Serviço Social em situação de emergência em saúde pública”, “Planos de contingência institucionais e casos práticos em: hospitais”, entre outros.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Futuro da farmácia em Portugal: consumidores apostam em serviços clínicos e equilíbrio entre digital e humano

Um estudo da consultora 2Logical para a Inizio engage, realizado em Fevereiro de 2026 com 300 residentes em Portugal, revela que 94% dos utentes classificam a experiência actual nas farmácias como muito positiva. Apesar da satisfação, 37% acreditam que o papel destes estabelecimentos será ainda mais importante nos próximos cinco anos, enquanto 60% esperam que se mantenha igualmente relevante

Mortes por enfarte aumentam entre jovens adultos nos EUA, sobretudo em mulheres

A taxa de mortalidade por enfarte agudo do miocárdio voltou a crescer entre a população com menos de 55 anos nos Estados Unidos, depois de anos de aparente estabilização ou descida. A conclusão é de um estudo publicado esta quinta-feira no Journal of the American Heart Association, que analisou perto de um milhão de primeiros internamentos hospitalares entre 2011 e 2022. As mulheres surgem como o grupo mais vulnerável, com taxas de mortalidade superiores às dos homens e menor recurso a procedimentos invasivos para diagnóstico e tratamento.

Raquel Abrantes: “Standards GS1 podem gerar poupanças de 790 milhões de euros na saúde em Portugal”

Raquel Abrantes, Diretora de Qualidade e Standards da GS1 Portugal, analisa a maturidade do setor da saúde na adoção da identificação única. Em entrevista exclusiva, aborda os desafios da interoperabilidade, o impacto da bula digital na experiência do utente e como a normalização de dados está a gerar ganhos de eficiência e a reforçar a segurança dos doentes em Portugal

SPG e Fundação do Futebol lançam campanha nacional contra o cancro colorretal

A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) lançou uma campanha nacional de consciencialização no âmbito do Mês da Prevenção para o Cancro Colorretal, que se celebra em março. A iniciativa, que tem como lema “Há atrasos que custam a ultrapassar, outros não dão uma segunda oportunidade”, conta com o apoio da Fundação do Futebol – Liga Portugal, que irá promover a campanha durante os jogos da 26.ª jornada da Liga Betclic e Liga Meu Super.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights